Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Arte em todo lugar

Florença é uma cidade que consta a história de importantes nomes da arte mundial. Colunista esteve por lá e escreve a respeito da cidade.

Eu vou contar para vocês aqui um roteirinho que fiz em pleno fevereiro e que foi maravilhoso. Tive a sorte e peguei dias de muito sol e uma grande vantagem: poucos turistas. Não fiquem achando que sou fóbica de turistas, pois sou uma turista, mas o problema é que quando o local está cheio de pessoas, significam filas, restaurantes lotados, serviços ruins e demorados, entenderam?

Estive em Florença. Caso vá, você deve ficar no mínimo três dias por lá, pois, não só tem muita coisa para fazer na cidade, como tem atrações nos arredores. Você pode optar por ficar em Florença mesmo, para conhecer as cidadezinhas mais próximas ou pode seguir adiante e escolher outro lugar para servir de base para explorar novas cidades. O que eu não recomendo é ficar trocando de hotel todo o dia, pois é muito cansativo e rouba tempo precioso de viagem.

Fiquei hospedada no três estrelas Hotel Balestri, com a diária de 140 euros em quarto duplo, com café da manhã incluso. Mas sua principal qualidade era a localização: fica na beira do rio Arno e a três quadras da Ponte Vechio e do Museu Degli Uffizzi.

Um dia, me perguntaram qual é a cidade que estava associada com a palavra Arte pra mim. Bom, nem preciso dizer para vocês que a que veio direto à minha mente foi Florença. Impossível não andar por suas ruas e não imaginar Leonardo da Vinci ou Michelangelo ou até mesmo um dos importantes membros da família de banqueiros - os Médici, vivendo aqui e produzindo aquelas obras incríveis, cuja fama correria o mundo.

Entre tantas, a visita ao Duomo ou Santa Maria del Fiore é imprescindível, porque, além de ser linda, foi aqui que o grande arquiteto Filippo Brunelleschi aceitou o desafio de construir uma das maiores cúpulas já projetadas, só ficando atrás da Haia Sophia em Istambul.
As portas, apelidadas por Michelangelo de Portas do Paraíso, foram feitas por Lorenzo Ghiberti, que ganhou um concurso público realizado na cidade em 1401. O trabalho em bronze levou quase 20 anos para ser concluído. Anos depois, Auguste Rodin se inspiraria no trabalho de Guiberti para criar a sua "Porta do Inferno" baseada em passagens da Divina Comédia de Dante.

Uma boa dica é subir até a Piazzale Michelangelo, onde tem uma ótima pizzaria com lugares na rua onde se pode curtir uma bela vista da cidade. Lá também fica a Basílica de San Miniato al Monte, descrita como uma das igrejas românicas mais belas da Toscana.
Um restaurante indicado por uns amigos locais que recomendo é o Cinghiale Bianco, (Javali Branco), uma cantina bem típica e acolhedora, mas onde se come maravilhosamente bem acompanhado por um Brunello di Montalcino, vinho produzido na Toscana.

Nos arredores de Florença, fica Fiesole, que foi uma cidade Etrusca importante. Fiesole fica na montanha oposta da Pizzale Michelangelo e é um passeio bonito, pois tem muitas mansões antigas. Ela ainda guarda um pouco do seu glamour do passado quando abrigou muitos artistas no inicio do século 20, como a Escritora americana Gertrude Stein.

Fotos álbum: Arquivo Pessoal

Leia a coluna anterior de Clarisse Zanetello:


Um roteiro inesquecível


Uma bela passegiata

O mais belo da Europa

Quem é a colunista: Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo