Guia da Semana

Foto: Vilma Slomp

O fim do ano se aproxima, e os dias quentes parecem ter chegado para ficar. Um cenário perfeito para quem aprecia a boa arte, muito bem representada por diversas mostras atualmente em cartaz na cidade de São Paulo.

Em cartaz no Museu de Arte Brasileira (MAB), a mostra Vertigem traz às galerias a arte trabalhos da dupla OSGEMEOS, que, desde 1987, ilustram o cenário urbano de São Paulo com seus traços inconfundíveis de grafite, crítica social e cultura pop.

A mostra sobre o trabalho dos irmãos (gêmeos idênticos) Gustavo e Otávio Pandolfo trouxe ao museu da FAAP reproduções de obras nascidas nas ruas e avenidas da cidade, além de criações exclusivas para o evento.

Em Vertigem, spray, estêncil, tinta e látex cobrem todo tipo de superfície, desde telas a portas, caixas e muros, passando por aves migratórias e carros sanfoneiros. Uma transposição de elementos marginais que dá forma às visões dos artistas que, além de conferir credibilidade à figura do museu, hoje é capaz de incorporar a arte das ruas.

Os desenhos repetem o amarelo, o tom lúdico, o universo das histórias em quadrinhos e as reminiscências de sonho e surrealismo. Todos eles funcionam sempre como meios para questionamentos sociais mais profundos e paulistanos, como nordestinos em fuga da seca, periferias, violência, marginalidade e, afinal, esperança.

Interessante notar como a exuberância de traços, cores e personagens entretêm, de maneira especial, as crianças.

Claro que há críticas. De um lado, puristas que não reconhecem no grafite uma manifestação legítima, e de outro, grafiteiros que não o concebem fora de seu habitat natural de transgressão e espontaneidade.

Reflexo dos tempos em mutação, a exposição dos irmãos grafiteiros praticamente berra aos museus e galerias que não mais sejam exílios tediosos, elitistas e alheios às manifestações populares.

OSGEMEOS aproximaram o grafite das formas artísticas clássicas, e seguem conquistando admiradores em todo o mundo. Certamente farão refletir e conhecer melhor a si mesmos e à cidade de São Paulo todos que se arrisquem.

A exposição Vertigem está em cartaz de terça a sexta, das 10h às 20h, até o dia 13 de dezembro, no Museu de Arte Brasileira da FAAP - Rua Alagoas, número 903, São Paulo.

Quem é o colunista: Rafael Martins Gregório.

O que faz: Jornalista, músico, advogado e escritor.

Pecado Gastronômico: Pizza, chocolate, sorvete. Guloseimas exóticas em geral.

Melhor lugar do mundo: Minha cama e um colinho bom.

Fale com ele: rafaelmgregorio @gmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 26 Set 2011.