Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Arte na metrópole

OSGEMEOS usam o grafite e a sua arte para questionamentos sociais, além de retratarem a inquieta São Paulo.

Foto: Vilma Slomp

O fim do ano se aproxima, e os dias quentes parecem ter chegado para ficar. Um cenário perfeito para quem aprecia a boa arte, muito bem representada por diversas mostras atualmente em cartaz na cidade de São Paulo.

Em cartaz no Museu de Arte Brasileira (MAB), a mostra Vertigem traz às galerias a arte trabalhos da dupla OSGEMEOS, que, desde 1987, ilustram o cenário urbano de São Paulo com seus traços inconfundíveis de grafite, crítica social e cultura pop.

A mostra sobre o trabalho dos irmãos (gêmeos idênticos) Gustavo e Otávio Pandolfo trouxe ao museu da FAAP reproduções de obras nascidas nas ruas e avenidas da cidade, além de criações exclusivas para o evento.

Em Vertigem, spray, estêncil, tinta e látex cobrem todo tipo de superfície, desde telas a portas, caixas e muros, passando por aves migratórias e carros sanfoneiros. Uma transposição de elementos marginais que dá forma às visões dos artistas que, além de conferir credibilidade à figura do museu, hoje é capaz de incorporar a arte das ruas.

Os desenhos repetem o amarelo, o tom lúdico, o universo das histórias em quadrinhos e as reminiscências de sonho e surrealismo. Todos eles funcionam sempre como meios para questionamentos sociais mais profundos e paulistanos, como nordestinos em fuga da seca, periferias, violência, marginalidade e, afinal, esperança.

Interessante notar como a exuberância de traços, cores e personagens entretêm, de maneira especial, as crianças.

Claro que há críticas. De um lado, puristas que não reconhecem no grafite uma manifestação legítima, e de outro, grafiteiros que não o concebem fora de seu habitat natural de transgressão e espontaneidade.

Reflexo dos tempos em mutação, a exposição dos irmãos grafiteiros praticamente berra aos museus e galerias que não mais sejam exílios tediosos, elitistas e alheios às manifestações populares.

OSGEMEOS aproximaram o grafite das formas artísticas clássicas, e seguem conquistando admiradores em todo o mundo. Certamente farão refletir e conhecer melhor a si mesmos e à cidade de São Paulo todos que se arrisquem.

A exposição Vertigem está em cartaz de terça a sexta, das 10h às 20h, até o dia 13 de dezembro, no Museu de Arte Brasileira da FAAP - Rua Alagoas, número 903, São Paulo.

Quem é o colunista: Rafael Martins Gregório.

O que faz: Jornalista, músico, advogado e escritor.

Pecado Gastronômico: Pizza, chocolate, sorvete. Guloseimas exóticas em geral.

Melhor lugar do mundo: Minha cama e um colinho bom.

Fale com ele: rafaelmgregorio @gmail.com ou acesse seu blog.


Atualizado em 26 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens