Guia da Semana

Foto: Getty Images


Uma estrada passando sob os pingos de chuva. Assim somos apresentados ao documentário "Pachamama" (Brasil/2009), que traz ao público o essencial de um turista. Inspirado pela máxima do pai (Glauber Rocha), Eryk Rocha seguiu com sua câmera na mão e uma ideia na cabeça através de 14 mil quilômetros em uma aventura pela América do Sul, que incluía no roteiro Brasil, Bolívia e Peru. Aliás, este roteiro é da viagem, porque, no filme, nos é contado desde o começo, que o roteiro da película é tão indefinido quanto as estradas pelas quais os jipes seguirão.

Lá se ensina a fazer o mais bonito turismo: o de integração. Aquele, onde o turista não é um mero expectador da viagem, mas um participante ativo, gerador de conhecimento e apreciador de culturas. Assim como no filme, o turista tem de descobrir. Por muitas vezes reconhece um retrato da realidade de um povo, um país, uma cultura. E, ainda assim, não deixa de ser uma impressão pessoal da realidade alheia.

Quando viajamos, há que se perceber sutilezas, e, principalmente estar aberto a novas verdades. O maior desperdício de tempo e dinheiro quando se fala em viagem é julgar um povo. A grande beleza de se conhecer tudo isto é admirar a diversidade de pensamentos, opiniões, estilos e crenças, livre do crivo dicotômico preconceituoso do certo e errado, quase como uma pesquisa científica.

A arte da observação participativa ainda não é uma realidade para os turistas por muitas razões, especialmente as comerciais. Mas é claro que o consumidor tem opção de tornar sua viagem exatamente naquilo que quiser. E, depois que se passa a conhecer os locais através das pessoas que o constroem, nunca mais se volta a ter uma experiência corriqueira na bagagem, afinal, como diria Albert Einstein, "Uma mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao tamanho original". Se não ficou clara a dica desta vez, então lá vai: Para vivenciar de verdade sua viagem, ENTREGUE-SE.

Leia as colunas anteriores de Victor Gouvêa:

Idas e Vindas

Turismo a sete palmos

Turistas empacotados

Quem é o colunista: Victor Gouvêa.

O que faz: Turismólogo-Blogueiro.

Pecado Gastronômico: Bolos, tortas e afins!

Melhor lugar do mundo: Montmatre.

Fale com ele: victtorgs @hotmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.