Guia da Semana

Fotos: scx.hu


Em ordem crescente, do primeiro ao sétimo posto do pódio: o Parque do Ibirapuera, com seus 584 mil metros quadrados de lazer; a Avenida Paulista e seu peculiar dinamismo; a rua 25 de Março com o comércio popular; o Mercado Municipal, símbolo local; a pizza, prata da casa; os shopping centers, nichos de diversão urbana; e o Museu do Ipiranga, com todo seu recorte histórico, foram escolhidos as "Sete Maravilhas Paulistanas" em votação promovida pelo portal UOL e a rádio BandNews FM.

O resultado foi divulgado em cerimônia, no final do mês de agosto, na Marquise do Parque do Ibirapuera com presença do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de secretários municipais, do diretor do Museu do Ipiranga, representantes de associações comerciais e outras autoridades da cidade de São Paulo.

Olhando de fora, pode parecer estranho encontrar maravilhas na capital paulista, conhecida pelo caos citadino de seu movimento expresso, conjugado ao trânsito e poluição. Mas, viver em suas ruas permite conhecer um senso relevante do local. Pois, se Caetano disse que "Narciso acha feio o que não é espelho", as belezas da terra da garoa, possivelmente, só serão descobertas pelos olhares mais detalhistas.

Para quem não tem o título de cidade maravilhosa, tampouco praias paradisíacas, contrastando com o cenário urbano, restou um apelo, não apenas a lugares ou monumentos, mas também a personalidades e manifestações culturais típicas da cidade. Diante de opções diferenciadas, o gosto inusitado dos paulistanos elegeu: antros de comércio como os shoppings centers e a rua 25 de Março; e o sabor característico da pizza um dos símbolos mais fortes da gastronomia local.

A votação foi aberta ao público, através de e-mails, cartas, ligações e mensagens encaminhadas ao site da rádio. Também foram considerados os votos da enquete realizada pelo UOL. Nela, a paixão pelo nacional falou mais alto e os três maiores clubes de futebol da cidade (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) despontaram no pódio seguidos da Parada Gay, do bairro da Liberdade, da avenida Paulista e do Mercadão.

Atualizado em 6 Set 2011.