Guia da Semana

Foto: divulgação/ Master Turismo


Países que fizeram parte do Império de César, a Europa Latina conserva um panorama histórico e cultural româno, distanciando dos povos vizinhos de origem germânica e eslava. Nesta lista, encabeçam a Itália, França, Espanha e Portugal, que corresponde ao Sul da Europa Ocidental, com fortes traços católicos e mediterrâneos. Vejam quais são os principais atrativos para aproveitar o turismo na região.

Itália



Berço da civilização romana na antiguidade, a história da Itália é marcada por diversas conquistas que levaram à difusão da língua e cultura latinas pelo mundo. Um dos principais destinos turísticos do planeta, o país reúne um número recorde de cem mil monumentos históricos e características naturais próprias, que vão da neve eterna dos cumes dos Alpes às belíssimas praias insulares do Mediterrâneo.

Em Pisa, é imprescindível conhecer a famosa torre inclinada que leva o nome da cidade, passar pela Praça dos Milagres, onde se localizam a Catedral e o Batistério. Em Roma, o roteiro inclui visitas ao Coliseu, Circo Máximo e Vaticano. No último, a visita ao museu se faz necessária, bem como a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, templo católico mais importante do mundo, com seus arcos e abóbadas. Como a temática é a Europa Latina, nada mais justo do que ir a paradisíaca Ilha de Capri, lugar que serviu de descanso aos imperadores romanos.

França
Foto: Getty Images


Famigerada pela moda, perfumes e culinária, um dos países mais visitados do mundo é um centro irradiador de cultura. Com pouco mais de meio milhão de metros quadrados, o país que divulgou os ideais Iluministas e já foi governado por Napoleão Bonaparte oferece paisagens variadas e atraentes, desde regiões montanhosas dos Alpes a sua ensolarada costa mediterrânea.

Entre os atrativos, podemos destacar a visita a Paris, a cidade luz, onde se pode observar os Grandes Boulevards. Campos Elíseos, Arco do Triunfo e a tão conhecida Torre Eiffel, um marco que fora construído em 1889 para ser o edifício mais alto do mundo. Dentre as opções culturais, vale a pena conhecer a Ópera - um dos maiores teatros do mundo - o palácio e jardim de Versailles, os museus do Louvre, d'Orsay e assistir uma espetáculo no Lido. Na cidade de Bordeuax o turista ainda pode apreciar as qualidades de vinhos produzidos na região.

Portugal

Foto: divulgação/ Tour Lines


Na parte ocidental da Península Ibérica, a antiga metrópole brasileira possui uma área de pouco mais de 90 mil quilômetros quadrados e uma vasta tradição histórica e cultural. Em um ambiente intimista, o país é um ótimo roteiro para relaxar nas pequenas vilas espalhadas pela nação, conservando as antigas muralhas e uma natureza selvagem.

Na capital Lisboa, o visitante pode iniciar a visita pelos pontos característicos da cidade, como a Ponte Suspensa 25 de Abril, o Monastério dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Monumento dos Descobridores e a Praça Rosio. Os aventureiros podem embarcar nas cidades de Estoril, ponto de encontro da alta sociedade do século XIX, famosa por seus cassinos. As famílias e religiosos optam pela visita à cidade de Fátima, conhecida pela aparição que a Virgem realizou em 1917 a três crianças.

Espanha

Foto: divulgação/ Master Turismo


Segundo maior país da Europa ocidental, a Espanha ocupa 80% da península Ibérica, fazendo divisa com a França e os Montes Pirineus. Com paisagens variadas, atraí os turistas principalmente no verão em busca de suas praias e cultura. O destaque vai para o flamenco, música, arquitetura e pintura - com artistas como Goya, Velázquez, Picasso e Dali. Entre os atrativos da capital basca, uma visita aos principais esculturas e arquiteturas e edifícios se faz necessária, como o monumento a Cervantes, a Plaza Cibeles - com sua fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade, o Paseio Del Prado e o Palácio Real.

Na vila de Toledo - um dos centros mais importantes da história medieval espanhola povoado durante séculos por cristãos, judeus e árabes - um passeio pela sua catedral gótica do século XIII. Já em Zaragosa, cidade fundada por César Augusto, transmite a aura da colonização romana. Pode-se conhecer a Basílica de Nossa Senhora del Pilas, dedicada à Virgem e uma das mais veneradas do país. Barcelona ainda oferece uma viagem pelo mundo gótico, com edifícios com esse estilo arquitetônico. Nela ainda é possível visitar o Monte dos Judeus (Montjuic), o porto e a Sagrada Família, obra inacabada e um dos símbolos da arte moderna criada por Gaudi.

Pacotes turísticos

Europa Latina - 13 noites (Lisboa, Madri, Barcelona, Itália)
Pacote incluí traslado aeroporto/ hotel/ aeroporto; Hospedagem: 3 noites em Lisboa, 3 noites em Madri, 2 noites em Barcelona, 2 noite em Nice e 3 noites em Roma; guias locais; Café da manhã buffet em todos os hotéis, 1 jantar de boas-vindas em Lisboa, 1 jantar em Madri, 1 jantar em Barcelona, 1 jantar em Nice e 2 jantares em Roma, sendo 1 especial de despedida (não incluem bebidas).
A partir de 2298 Euros (saídas em 13 de junho e 25 de julho)
Agência CVC

Europa Latina - 9 noites (França, Espanha e Portugal)
Pacote incluí transporte em ônibus de turismo; estadia em hotéis de 1ª Categoria, em apartamentos duplos, com banheiro privativo, com café da manhã; guia local, translado de chegada no 1º dia em Paris e no 10º em Lisboa; taxas hoteleiras de turismo e serviço
Em apartamento duplo: a partir de 1320,00 Euros (Abril a Outubro de 2010)
Em apartamento individual: acréscimo de 580,00 Euros
Agência Master Turismo

Europa Latina - 9 noites (França, Espanha e Portugal)
Pacote incluí transporte em ônibus de turismo; estadia em hotéis de 1ª Categoria, em apartamentos duplos, com banheiro privativo, com café da manhã; guia local, translado de chegada no 1º dia em Paris e no 10º em Lisboa; taxas hoteleiras de turismo e serviço.
Em apartamento duplo: a partir de 1320,00 Euros (embarque 28/7; 11 e 25/8; 1, 15, 22 e 29/9; 6, 13, 20 e 27/10).
Agência Tour Lines

Europa Latina - 9 noites (França, Espanha e Portugal)
Pacote incluí transporte em ônibus de turismo; estadia em hotéis de 1ª Categoria, em apartamentos duplos, com banheiro privativo, com café da manhã; guia local, translado de chegada no 1º dia em Paris e no 10º em Lisboa; taxas hoteleiras de turismo e serviço.
Em apartamento duplo: a partir de 1320,00 Euros
Agência Via Regia Tur

Atualizado em 6 Set 2011.