Guia da Semana

Foto: Sidinei Valeriano/www.analandialegal.com.br

A Estância Climática de Analândia é uma cidadezinha a 220 quilômetros de São Paulo, vizinha a São Carlos e Rio Claro, que eu nunca tinha ouvido falar. Procurava na internet um lugar para descansar e passar o final de semana, mas ao mesmo tempo, me divertir e praticar algum esporte de aventura. Algo que não fosse caro.

Brotas (que fica a apenas 50 quilômetros de Analândia) era a minha primeira opção. Porém os preços altos me assustaram. E ainda bem que continuei procurando. Encontrei a indicação de Analândia num site de aventuras e fui pesquisar. Vi algumas fotos, procurei por pousadas e agências de aventura e para minha surpresa, os preços eram MUITO em conta.

Fiquei hospedada em um chalé da Pousada Sopro do Vento, com quarto, sala e banheiro, para casal, e paguei 30 reais na diária somente - na época era baixa temporada e já faz um tempinho, então é bom verificar novamente - com café da manhã! Achei ótimo e o chalé era realmente uma belezinha. Tinha um visual lindo no pôr-do-sol, pois fica em frente ao Morro do Cuscuzeiro (o pico mais alto do local, com 950 metros).

O mais legal de Analândia é que o lugar possui uma boa infraestrutura em hospedagem e também ótimas opções de passeios de aventura. Na cidade estão situadas duas principais cachoeiras: a de Salto Maior Levy e a da Bocaina, onde são praticados esportes radicais, como rapel e cascading. A agência Bixo do Mato tem diversos pacotes. Fui conferir os preços e eram bem mais baratos do que os de Brotas (cerca de 20 reais a menos, dependendo da atividade) e com a mesma emoção.

Infelizmente, eu só consegui fazer uma pequena trilha. No primeiro dia em Analândia eu comi alguma coisa que me fez mal e passei o resto da viagem no hospital (ainda bem que apesar de pequena, a cidade tem uma boa infra para atender os turistas). Mas quem já foi, me garantiu que as atividades disponíveis são as mais bacanas e a natureza do lugar é fantástica. Tem bóia-cross, arvorismo, tirolesa, trilhas, escalada no Morro do Cuscuzeiro, rapel, cascading e cavalgada; o essencial para "perder" um fim de semana!

Enfim, dá pra fazer as mesmas coisas do que em Brotas, mas por bem menos. Claro, Brotas ainda é a melhor cidade para se praticar esses esportes de aventura e uma das melhores em ecoturismo, mas se a intenção é de se descontrair mais tranquilamente, Analândia é ideal! A cidade em si também é bem simpática, com um calçadão na praça central, onde ficam quiosques que lotam durante a noite.

E tem história também! Ali já existiu uma estação ferroviária importante no período do café, que fazia ligação com Rio Claro. Hoje, só existe a antiga casa da estação e um pequeno pedaço do trilho, com um vagão antigo conservado pela família que atualmente habita o local e decidiu mantê-los para visitação.

Já recomendei para uma amiga e recomendo novamente, sempre que posso, para que visitem Analândia. Mesmo quem não gosta muito de esportes vai se encantar pela cidade e sua história, além de sua bela paisagem. É um lugar que respira tranquilidade, com um clima muito agradável (e olha que fui para lá em julho).

Foto capa: Pedro Ferreira da Silva/www.analandialegal.com.br

Quem é a colunista: Monica Campi

O que faz: jornalista

Pecado gastronômico: doces e junkie food

Melhor lugar do Brasil: Todo o Nordeste

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.