Guia da Semana

Esqui, snowboarding, heli-esqui, trenó. A cada Olimpíada de inverno, como a realizada em Vancouver, Canadá, neste ano, cresce o interesse dos brasileiros por esses esportes gelados. Se aqui há carência de locais, no resto do mundo não faltam opções para a prática. Veja regiões com ótima infraestrutura, todas com teleféricos para os pontos mais altos, aluguel de equipamentos e instrutores para os menos experientes.



Serra da Estrela - Portugal
Além do fado, Portugal também tem neve. A região da Serra da Estrela está a 1.850 metros acima do nível do mar, garantindo tempo frio em todo o ano. Entre dezembro e fevereiro, as temperaturas caem a - 20 C°. Hora de aproveitar a Estância de Esqui Vodafone, a única do país, com nove pistas em 70 Km totais de extensão. Além dos esportes, é uma oportunidade de conhecer a cozinha montanhesa portuguesa, marcada pelo cordeiro e o queijo da Serra da Estrela.

Aeroporto mais próximo: Cidade do Porto
Acesso de estrada: São 220 Km do Porto a Guarda, utilizando as estradas A1 e A25
Alta temporada: Dezembro a março

Valle d'Aosta - Itália
Encravada na parte italiana dos Alpes, o Vale de Aosta é uma opção para aproveitar a neve sem disputar com o excesso de turistas que vão às partes francesa e suíça da região. Ao todo, são 19 pistas de esqui, com grande capacidade hoteleira. Uma das cidades mais acolhedoras e com a melhor estrutura para a prática do esporte é Pila. Detalhe: apesar de ser na Itália, a região é uma comunidade autônoma bilíngue (italiano e francês).

Aeroportos mais próximos: Internacional de Turim
Acesso por estrada: São 60 Km de distância para a região pela estrada
Alta temporada: Dezembro a março




Las Leñas - Argentina
Definitivamente Bariloche perdeu sua primazia de estação de inverno para Las Leñas. A região está a 2.240 metros acima do mar e, além da neve, junta a tradição da província de Mendoza em ser a principal região vinícola do país. Para os amantes do esqui, são 30 pistas, com opções para todos os graus de intimidade com o esporte, identificadas por cores para auxiliar a prática. Há também algumas áreas exclusivas para snowboarding.

Aeroporto mais próximo: Internacional de Mendoza
Acesso por estrada: São 40 Km de distância do aeroporto para a região, também bem próxima da estância de Portillo.
Alta temporada: de junho a outubro

Valle Nevado
O Chile também é uma opção para descer geladas montanhas. Situado no coração da Cordilheira dos Andes, oferece mais de 37 km de pistas demarcadas. É possível também brincar fora das raias oficiais e praticar outras diversões como passeios em trenó puxado por cães e asa delta.

Aeroporto mais próximo: Internacional de Santiago
Acesso por estrada: São 46 Km de distância do aeroporto para a região, também bem próxima da estância de Portillo.
Alta temporada: de junho a outubro

Atualizado em 6 Set 2011.