Guia da Semana


Agora, ninguém pode dar aquela velha desculpa de ter que responder e-mails ou trabalhar on-line para ficar em casa. Com a evolução da tecnologia, a internet deixou de se estabelecer somente em ambientes fechados ou comerciais e ganhou ruas, shoppings, cafés e aeroportos com o sistema wireless, ou seja, sem fio.

Utilizado há algum tempo, ele é baseado em pontos Wi-Fi disponibilizados nos estabelecimentos sob o nome de hotspots. Tem por objetivo aumentar a mobilidade do usuário com informação em tempo real, assim como o celular o fez com a telefonia nos anos 90. Porém, com a concorrência entre as empresas e a universalização dos acessos à web, muitos lugares abdicaram da cobrança pelo uso da internet e começaram a oferecer gratuitamente.

Para conectar não é necessário muito esforço. Hoje em dia qualquer computador portátil, palm ou celular sai de fábrica com o sistema sem fio, facilitando a vida dos que pouco conhecem a tecnologia. O aparelho sinaliza quando está em uma área com rede e, dependendo do sistema - pago ou gratuito - o usuário insere uma senha (própria ou informada pelo estabelecimento) e inicia a navegação.

Paris é um exemplo do investimento na área aliado à comodidade. A prefeitura oferece conexão gratuita à internet sem fio em 260 locais públicos, como jardins, bibliotecas, museus e associações, alguns pontos funcionando por 24h. Para usufruir, basta ir a uma das áreas identificadas com placas ou cartazes, para se aproximar do ponto de acesso. Alguns locais possuem vários pontos para conexão, que totalizam 400 em toda a cidade.

A cidade alemã de Heidelberg também utiliza esse sistema. De qualquer ponto da região central pode-se ficar on-line, não importando se está na rua ou em um local fechado, através de um computador portátil ou um celular. Berlim espelha-se nela para também criar sua rede sem custos para os usuários.


Risco à vista
Antes de sair por aí com o laptop na mão, veja alguns cuidados que o usuário deve ter:

? É fundamental o uso de senha para manter a privacidade da sua rede ou da que você estiver usando. Os códigos de acesso não devem ter dados como nome e número de apartamento, data de nascimento ou coisa facilmente lembrada.

? Locais públicos precisam de segurança para navegação. Evite manipular o equipamento em ambientes escuros e com pouco movimento.

? Para evitar que alguém pegue carona na sua conexão, configure o roteador para que ele não divulgue o nome de sua rede. Assim, mesmo se o invasor conseguir visualizá-la não terá a senha para acesso.

? Existem pontos de acesso disfarçados, perto de hotspots gratuitos, que servem como isca de piratas. Por isso, não entre em redes com nomes genéricos. Além disso, uma rede aberta pode pertencer a uma pessoa que configurou de forma equivocada seu ponto privado.

? Só acesse uma rede Wi-Fi com o firewall ligado e atualizado. Não preencha dados de formulários em páginas que não usem conexão criptografada para a troca de dados - os sites que começam com https utilizam essa proteção.

? De qualquer forma, evite usar sites de bancos e que pedem informações que podem comprometer sua segurança. A chave criptográfica dos dados pode ser quebrada.



Atualmente, somente três municípios brasileiros têm cobertura 100% wireless: Sud Mennucci (600 quilômetros de São Paulo), a fluminense Piraí (74 quilômetros do Rio de Janeiro) e a amazonense Parintins (315 quilômetros de Manaus). A última oferece o benefício a mais de 100 mil pessoas; Piraí, a 24 mil moradores e Sud Mennucci, a apenas 8 mil habitantes.

A litorânea cidade paulista de São Sebastião também caminha no mesmo rumo e já oferece Wi-Fi gratuito no centro histórico. Para isso, basta que o turista ou morador muna-se de notebook, celular ou aparelho com internet sem fio para acessar da rua da Praia. O prefeito pretende expandir para toda a cidade, criando uma grande rede livre.

Das grandes metrópoles, as prefeituras de Porto Alegre e Belo Horizonte são as que oferecem o serviço livre em algumas áreas. Recentemente a Orla de Copacabana também passou a oferecer tal comodidade, porém boa parte dos lugares públicos e estabelecimentos dos outros municípios ainda cobram algum tipo de taxa por esse serviço.

Ao mesmo tempo em que facilita para o usuário, este se torna alvo número um dos assaltantes, como afirma o advogado Guilherme Paiva. "Já me roubaram um laptop e um palm, um na mochila e outro enquanto conversava por telefone. Qual a segurança que teria ao navegar na Praia de Copacabana?". As prefeituras que investem no sistema, como em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre afirmam que implantam câmeras e aumentam o policiamento dessas áreas para inibir os furtos, incentivando a prática entre a população.

Onde encontrar

Para aqueles que querem unir o útil ao agradável e acessar a rede mundial de computadores fugindo da residência ou ambientes fechados, alguns sites possuem o catálogo on-line com estabelecimentos que oferecem o sistema sem fio. O portal WiFi Livre ( www.wifilivre.com.br), criado pela Associação de Meninos do Morumbi, divulga os locais onde a conexão é gratuita. O endereço já possui quase 300 cadastros e as empresas que quiserem compartilhar seu ponto de acesso, podem criá-lo gratuitamente.

Outros sites oferecem o mapeamento de pontos pagos. O Mobile Zone ( www.mobilezone.com.br/hotspots.php) e o portal UOL ( wifi.uol.com.br) disponibilizam essa relação, sendo que o último oferece não só os hotspots do Brasil como também de países da América Latina, Espanha, França, Bélgica e Luxemburgo. Com uma assinatura de R$ 24,90 por mês, o UOL autoriza o acesso à rede mundial em mais de 5.700 pontos, entre aeroportos, estádios, cafés e shopping centers.

Foto: Getty Images



Confira alguns lugares públicos que oferecem o serviço wi-fi grátis:

Mercado Municipal de Curitiba (PR)
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865 - Centro - Curitiba
Tel.: (41) 3363-3764

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (MG)
Endereço: Avenida Afonso Pena, s/n - Centro - Belo Horizonte
Tel.: (31) 3277-4749

Parque Barigüi (PR)
Endereço: Entradas: Av. Cândido Hartmann e BR-277 Bigorrilho e Cascatinha (Entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277) - Curitiba

Praça da Liberdade (MG)
Endereço: Praça da Liberdade, s/n - Belo Horizonte

Igreja Nossa Senhora de Fátima (SP)
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1831 - Sumaré - São Paulo
Tel.: (11) 3871-4690

Biblioteca da Floresta (AC)
Endereço: Via Parque da Maternidade, s/nº - Centro - Rio Branco
Tel.: (68) 3223-9939

ONG Meninos do Morumbi (SP)
Endereço: Av José Jannarelli, 485 - Morumbi - São Paulo
Tel.: (11) 37221664

Orla de Copacabana (RJ)
Endereço: Praia de Copacabana - Rio de Janeiro

Centro Histórico de São Sebastião (SP)
Endereço: Rua da Praia - São Sebastião

Shoppings Center:

Barra Square Shopping (RJ)
Endereço: Avenida das Américas, 3555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2430-7000

Shopping Leblon (RJ)
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3138-8000

Shopping Anália Franco (SP)
Endereço: Avenida Regente Feijó, 1739 - Tatuapé - São Paulo
Tel.: (11) 4003-4133

Boa Vista Shopping(SP)
Endereço: Rua Borba Gato, 59 - Santo Amaro - São Paulo
Tel.: (11) 5547-6000

Shopping de Recife (PE)
Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem - Recife
Tel.: (81) 3464-6000

Pátio Savassi (MG)
Endereço: Av. do Contorno , 6061 - Savassi - Belo Horizonte
Tel.: (31) 3288-3205

Salvador Shopping (BA)
Endereço: Av. Tancredo Neves, 2915 - Salvador
Tel.: (71) 3878-1100


Atualizado em 6 Set 2011.