Guia da Semana

www.sc.gov.br


No litoral catarinense encontra-se um dos ecossistemas mais belos e menos conhecidos do país. Com 130 quilômetros quadrados de área, cercada por manguezais e por grandes áreas de Mata Atlântica ainda intocada, a Baía de Babitonga é habitat de diversas espécies da fauna marinha e terrestre. Partindo de barco da cidade de Joinville, é possível desfrutar de um passeio repleto de belezas naturais e verde. Mas o paraíso enfrenta um momento difícil atualmente.

O presidente da Associação dos Maricultores de Babitonga, Helias Barros Correa, explica que antigamente, o resultado da pesca do camarão, por exemplo, era contado em quilos. Hoje, se limita a dúzias. A população está preocupada com a crescente degradação e, por esta razão, aguarda a criação da Reserva de Fauna da Baía de Babitonga, proposta pelo Ibama até o fim deste ano. O projeto visa o controle da pesca e o início do processo de recuperação do ambiente.

Guia Litoral Sul
A iniciativa tem como objetivo promover a integração harmoniosa entra as atividades produtivas e a conservação da natureza. Se criada, a reserva da fauna será a primeira unidade de conservação federal desta categoria no país. Vai estabelecer uma proteção especial a grupos de animais nativos residentes e migratórios, permitindo o manejo sustentável de recursos pesqueiros, proibindo a pesca amadora e a profissional. O projeto atende a atividade de mais de duas mil famílias de pescadores artesanais, além do turismo, e ainda oferece maiores condições para a conservação.

As atividades comerciais da baía, como pesca, nado e passeios turísticos, terão que respeitar a capacidade de suporte da região, o que não ocorre hoje. Assim que a reserva for criada, tudo será resolvido em discussão com o conselho gestor da unidade de conservação. Com o projeto, é esperada a garantia de proteção das espécies nacionalmente ameaçadas de extinção, entre elas a toninha (Pontoporia blainvillei), que encontra na região de Babitonga um dos seus principais refúgios na costa brasileira. Este é o único lugar onde existe uma população residente desta espécie. Há inda o boto cinza (Sotalia guianensis) o mero (Epinephelus itajara), e o robalo (Centropomus spp.), além de 6.200 hectares de manguezais, habitat exclusivo do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e um dos ecossistemas mais produtivos e ameaçados no mundo.

Turismo

Guia Santa Catarina


A Baía de Babitonga (que em língua indígena significa ´morcego´) está localizada na foz do Rio Palmital, onde se encontram duas importantes cidades: Joinville e a ilha de São Francisco do Sul. Com 503 anos, a ilha é a terceira cidade mais antiga do Brasil e o acesso pode ser feita de duas formas: por Joinville (acesso no km 33 da BR 101) por dois ferryboats, um até a Vila da Glória - bairro de São Francisco que fica no continente -, e outro até São Francisco do Sul; ou pela ponte do canal do Linguado, no trevo de Jaraguá do Sul (pela BR 101 que chega direto à ilha).

Guia Santa Catarina
O primeiro caminho é mais indicado para quem deseja hospedar-se na Vila da Glória. A região possui uma vista espetacular para a baía. Localiza-se dentro da Mata Atlântica, praticamente intacta neste ponto. Um dos passeios imperdíveis se faz de barco pela Baía de Babitonga, que apresenta um conjunto com 24 ilhas e um visual muito bonito. Dura em média de duas a três horas. Durante o passeio também é possível visitar o Porto São Francisco do Sul, o quinto maior do Brasil e o melhor canal natural do país.

Ilhas da Baía de Babitonga
? Ilha Alvarenga

? Ilha dos Araújos de Dentro

? Ilhas dos Araújos de Fora

? Ilha dos Araújos do Meio

? Ilha do Baiacu

? Ilha do Chico Pedro

? Ilha das Claras

? Ilha do Corisco

? Ilha do Ferreira

? Ilha das Flores (Santa Catarina)

? Ilha Grande (Santa Catarina)

? Ilha Guaraqueçaba

? Ilha Itaguaçu

? Ilha dos Herdeiros

? Ilha Mandigituba

? Ilha do Maracujá

? Ilha do Mel

? Ilha da Murta

? Ilha dos Negros

? Ilha do Pernambuco

? Ilha Queimadas

? Ilha do Quiriri

? Ilha Redonda

? Ilha da Rita



www.sc.gov.br


O centro histórico da ilha é composto por 150 edifícios tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da graça teve sua construção iniciada em 1699 e sua argamassa é constituída por cal de concha, óleo de baleia e areia, os materiais disponíveis na época. Como se trata de uma ilha marítima, uma das preocupações dos colonizadores diz respeito ao abastecimento de água. Foram construídas ´cariocas´ - denominação indígena para ´bicas de água´ - que abasteciam a antiga cidade com águas que eram coletadas do alto da montanha.

Guia Santa Catarina
Outra atração da cidade é o Museu Nacional do Mar, primeiro do gênero no país. Lá é possível conhecer um pouco da cultura ligada ao mar, com a exposição de instrumentos, modelos de barcos e sobre a história da navegação no mundo. A sala de Amyr Klink é um dos pontos altos da visita. O barco Pariti utilizado por ele na primeira travessia a Reno do Atlântico Sul se encontra exposto. Outros objetos utilizados na Expedição Antártida também podem ser vistos, inclusive algumas amostras de ração alimentícia que ele levou.


Onde dormir

Pousada Villa da Glória
Local: Rua Lindolfo de Freitas Ledoux, 3155 - Vila da Glória
Fone: (47) 3349-5026/ 3349-5104

Hotel Porto de Paz
Local: Rua Roma, 555 - Itaguaçu
Fone: (47) 3442-5706

Pousada Farol da Ilha
Local: Rua Maceió, 1156 - Enseada
Fone: (47) 3449-1802


Agências de Turismo

Damstur Agência de Viagens e Turismo
Local: Tv. Senado, 51 - Centro
Fone: (47) 3444-4459

Estação Turismo - Agência Receptiva
Local: Rua Babitonga, 103, sala 4 - Centro Histórico
Fone: (47) 3444-6981

Lancatur Transporte e Turismo
Local: Rua Felipe Musse, 1 - Ubatuba
Fone: (47) 3442-5237

Atualizado em 6 Set 2011.