Guia da Semana

Se no Brasil Carnaval é sinônimo de calor intenso, pouca ou nenhuma roupa, desfiles para ver e ser visto e muito, mas muito barulho mesmo, em Veneza a data é celebrada de forma completamente diferente. Na terra das gôndolas, as máscaras garantem o anonimato dos foliões - sejam eles pessoas comuns, famosos ou autoridades - e as roupas são suntuosas e vastas. E não poderiam ser de outro jeito: a época é de inverno por lá.

No carnaval veneziano, a festa dura 10 dias, ou seja, são dois finais de semana de muita diversão. Os trios elétricos dão lugar a encenações teatrais, aos famosos e elegantes bailes de máscaras, aos passeios pelo Canal Grande - que rodeia a cidade - e a artistas de rua, que surpreendem com números de mágica e malabarismos.

Mas se a programação cultural é oposta, a multidão é a mesma: em 2010, o Carnaval de Veneza chegou a reunir 150 mil pessoas, público recorde para a festividade.


Este ano, o Carnavale di Venezia terá como tema OTTOCENTO: da Senso a Sissi, la cità delle donne (Século 19: de Senso a Sissi, uma cidade das mulheres), uma referência ao filme Senso, de Luchino Visconti, e à Princesa Sissi, considerada ícone de moda e elegância no século 19.

Com essa temática, o carnaval veneziano renderá um tributo aos 150 anos da Unificação da Itália e às mulheres, já que o Mardi Grãs - o último dia de folia - coincide com o Dia Internacional da Mulher.


Edição 2011

Na edição deste ano, o Carnaval de Veneza entrará em cena com algumas novidades. Além dos tradicionais 10 dias de folia, haverá um final de semana extra, no estilo pré-Carnaval. Nos dois dias de "esquenta", toda a tradição veneziana vai para as ruas: máscaras, fantasias, vestidos da Corte e apresentações culturais.

O fechamento do Carnaval também virá com surpresas. A folia será encerrada com uma regata de barcos a remo pelo Canal Grande. O passeio será silencioso e iluminado somente por velas, simbolizando o encontro da cidade com ela mesma.

Serviço
Local: Centro Histórico de Veneza - Praça de São Marcos
Datas: 19 e 20 de fevereiro e 26 de fevereiro a 8 de março


Fotos: Divulgação/ Venezia Marketing & Eventi




Carnaval de Veneza 2010



Crédito do vídeo: Venezia Marketing & Eventi - Press Office



Máscaras de Veneza



Crédito do Vídeo: Getty Images




Veneza



Crédito do Vídeo: Getty Images



Leia mais no Especial de Carnaval





Atualizado em 6 Set 2011.