Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Baile das Máscaras

Com clima e tradição diferentes do Brasil, Carnaval de Veneza leva às ruas música, dança, mágica e teatro.

Se no Brasil Carnaval é sinônimo de calor intenso, pouca ou nenhuma roupa, desfiles para ver e ser visto e muito, mas muito barulho mesmo, em Veneza a data é celebrada de forma completamente diferente. Na terra das gôndolas, as máscaras garantem o anonimato dos foliões - sejam eles pessoas comuns, famosos ou autoridades - e as roupas são suntuosas e vastas. E não poderiam ser de outro jeito: a época é de inverno por lá.

No carnaval veneziano, a festa dura 10 dias, ou seja, são dois finais de semana de muita diversão. Os trios elétricos dão lugar a encenações teatrais, aos famosos e elegantes bailes de máscaras, aos passeios pelo Canal Grande - que rodeia a cidade - e a artistas de rua, que surpreendem com números de mágica e malabarismos.

Mas se a programação cultural é oposta, a multidão é a mesma: em 2010, o Carnaval de Veneza chegou a reunir 150 mil pessoas, público recorde para a festividade.


Este ano, o Carnavale di Venezia terá como tema OTTOCENTO: da Senso a Sissi, la cità delle donne (Século 19: de Senso a Sissi, uma cidade das mulheres), uma referência ao filme Senso, de Luchino Visconti, e à Princesa Sissi, considerada ícone de moda e elegância no século 19.

Com essa temática, o carnaval veneziano renderá um tributo aos 150 anos da Unificação da Itália e às mulheres, já que o Mardi Grãs - o último dia de folia - coincide com o Dia Internacional da Mulher.


Edição 2011

Na edição deste ano, o Carnaval de Veneza entrará em cena com algumas novidades. Além dos tradicionais 10 dias de folia, haverá um final de semana extra, no estilo pré-Carnaval. Nos dois dias de "esquenta", toda a tradição veneziana vai para as ruas: máscaras, fantasias, vestidos da Corte e apresentações culturais.

O fechamento do Carnaval também virá com surpresas. A folia será encerrada com uma regata de barcos a remo pelo Canal Grande. O passeio será silencioso e iluminado somente por velas, simbolizando o encontro da cidade com ela mesma.

Serviço
Local: Centro Histórico de Veneza - Praça de São Marcos
Datas: 19 e 20 de fevereiro e 26 de fevereiro a 8 de março


Fotos: Divulgação/ Venezia Marketing & Eventi




Carnaval de Veneza 2010



Crédito do vídeo: Venezia Marketing & Eventi - Press Office



Máscaras de Veneza



Crédito do Vídeo: Getty Images




Veneza



Crédito do Vídeo: Getty Images



Leia mais no Especial de Carnaval






Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens