Guia da Semana

Da importância da doação de sangue para pessoas, todo mundo já sabe. Mas você já parou para pensar como as clínicas veterinárias procedem em situações parecidas? Muitos ainda não conhecem a especialidade, mas está começando a se popularizar no Estado de São Paulo locais de doação de sangue para animais. Afinal, assim como nós, o bichinhos também passam por situações onde precisam da ajuda de outros animais com seu mesmo tipo sanguíneo.

Toda clínica veterinária pode realizar transfusões, desde que estejam adequadas. Os materiais utilizados nas transfusões são de uso humano, como: bolsas para coleta, equipamentos de transfusão e geladeira para armazenagem de sangue.

Importante saber antes de seu bichinho doar

Os cães que se tornam doadores devem ser vacinados anualmente contra raiva, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose. Antes de iniciar o processo de doação sanguínea, cada animal é submetido a testes de controle de hematócrito e jamais devem ter contato com carrapatos. Os gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva, rinotraqueíte, calicinose e panleucopenia felina, e demais testes que comprovem a situação de doador.

Os cães devem ter peso mínimo de 25 quilos. Machos ou fêmeas, esses animais não podem ter histórico de doenças graves e nem terem recebido transfusões anteriores. O volume máximo de sangue é de até 15 ml por quilo de peso num período de 30 dias. Para os gatos, o peso mínimo é de quatro quilos e a situação é similar, sendo que o volume máximo de sangue é de até 12 ml por quilo de peso num período de 40 dias. O processo todo não costuma durar mais do que 15 minutos, o animal pode doar a cada dois meses.

As dificuldades

Mesmo com o banco de sangue criado, ainda é difícil conseguir uma transfusão para os gatos doentes ou que sofreram acidentes. Pois além dos donos não saberem que gatos podem doar, o sangue pode ser armazenado por pouco tempo.

Confira uma lista com clínicas de São Paulo que se especializaram em doação de sangue para cães e gatos.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

O Hospital Veterinário, criado em 1981, foi o primeiro a implantar o banco de sangue para gatos do Brasil, trabalho feito pela veterinária Karin Botteon, que dedicou os quatro anos do seu mestrado na USP para implantar projeto. Até 2012, quando ela terminou a pesquisa para a implantação, já havia um banco de sangue para cães no Hospital Veterinário, mas não existia nenhum para felinos. O Hemocentro Veterinário do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo funciona de segunda a sexta das 8h as 17h. Esta localizado no Bloco 4 do HOVET, dentro da FMVZ-USP. As coletas são realizadas de segunda a quartas-feiras, das 8h às 18h, Para maiores informações o telefone de contato é (11) 9606-0060.

Rua Professor Orlando Marques Paiva, 87 Leia mais

Pets & Life

O banco de sangue veterinário da clínica particular Pets & Life é grande referência no local. Além de possuir um laboratório de análises clínicas, o banco de sangue para cães e gatos funciona 24 horas por dia.

Rua Araicás, 35 Leia mais

Hemovet

O local aceita doação de sangue de cães, para saber mais entre em contato pelo (11) 2918-8050.

Rua José Macedo, 98 Leia mais

Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Contato pelo 2790-4642 ou 2790-4643.

Rua Conselheiro Lafaiette, 64 Leia mais

Centro Veterinário de Bauru

O Centro Veterinário de Bauru realiza transfusões de sangue de cães e gatos utilizando procedimentos como a prova de "reação cruzada", visando reduzir o perigo de uma reação de incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor. Para saber mais, ligue para (14) 3224-3183.

Avenida Getúlio Vargas, 15028 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 9 Fev 2017.