Guia da Semana

Foto: Fachada do Itaú Cultural em São Paulo


Na era do levante da responsabilidade social, os holofotes das grandes empresas se voltam para o incentivo a atividades que levam conhecimento, educação e entretenimento para a população. Inspirados por esse tipo de iniciativa, os templos financeiros do capitalismo investem cada vez mais em espaços culturais.

Muito mais do que prestar serviços com movimentação de dinheiro, os bancos públicos e privados engatilham um processo acelerado desse tipo de prática. Nas grandes e pequenas cidades, é comum se deparar com locais que oferecem ao público uma programação diversificada: com shows, salas de cinema, saraus, espetáculos de dança e teatro, seminários, exposições de arte, bibliotecas, cyber salas, cursos e oficinas.

De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Gife (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), com base em dados do Ministério da Cultura, dos dez maiores investidores em projetos culturais, cinco são bancos. Ocupam o pódio: Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Estado do Paraná, Itaú e Unibanco. Além das instituições financeiras, três siderúrgicas (Gerdau, Usiminas e Vale do Rio Doce), a Petrobras e a Eletrobrás também integram a lista.

Foto: Fachada do Itaú Cultural em São Paulo


Segundo o Gife, 50% dos 68 institutos, fundações e empresas associados à entidade, que participaram de uma pesquisa feita pela instituição no ano de 2005, investem na área de cultura e artes. Desse montante, 20 executam projetos próprios, 10 financiam propostas de terceiros e quatro tanto trabalham com seus próprios programas quanto viabilizam os de terceiros. No total, as atividades realizadas somaram cerca de R$ 1 bilhão aplicados nesse segmento do mercado.

Quem ganha com isso é a população contemplada pela iniciativa. Com programações para todos os gostos, os espaços culturais abrangem cada dia mais adeptos. Confira os endereços nas principais cidades do país e programe-se:

Caixa Cultural

Centro Cultural Banco do Brasil

Espaço BNDES

Espaço Cultural Banco Central

Itaú Cultural

Espaço Unibanco de Cinema

Unibanco Arteplex

HSBC Belas Artes

Atualizado em 6 Set 2011.