Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Belas cachoeiras na ilha

Deixe a praia e vá conhecer as incríveis cachoeiras de Ilhabela.

Foto: Arquivo Pessoal

No melhor pleonasmo, a linda Ilhabela (SP) tem mais a oferecer do que somente incríveis praias: a região é rodeada por cachoeiras. E, em mais uma de minhas visitas àquela porção de terra, resolvi explorar este aspecto.

Já é popular a trilha que leva até a isolada e paradisíaca praia de Bonete. Segui, com um amigo, em direção ao começo do percurso. O caminho é deslumbrante, e são comuns placas de "Vende-se esta vista!", referindo-se a terrenos.

O carro fica em um estacionamento na Ponta de Sepituba. Dali, partimos por uma estrada que apenas veículos 4x4 conseguem passar. Um deles, inclusive, nos ofereceu carona, mas agradecemos e dispensamos. Afinal, a proposta era seguir, como que sem rumo, na direção de Bonete, e chegar até a Cachoeira da Lage, cerca de um quarto do percurso até a praia semideserta.

A trilha não é pesada, e encontramos famílias completas no caminho, além de aventureiros com mochila, já sem fôlego, voltando de Bonete. Mesmo com sobes e desces - alguns incrivelmente íngremes logo de início -, se a lama não estiver úmida em excesso, dá para seguir sem escorregar exageradamente. Ao chegar ao ponto mais alto, a vista é incrível e não há placas de venda. Ainda bem.

O percurso demora cerca de 40 minutos. Mas para quem é devagar ou, no meu caso, para a cada 10 passos para fotografar musgos, troncos, folhas, lama e derivados bizarros, pode levar em torno de uma hora.

No caminho, surpresa: um cipó! Desejo que ele esteja sempre lá para todos, pois nada mais divertido do que se pendurar sentindo-se um Tarzan na selva. O playground natural chega a sua grandeza na Cachoeira da Lage, cenário que inclui tobogãs naturais. Os Peter Pans visitantes mergulham em meio à mágica da Mata Atlântica.

Quem segue o caminho - o que não foi nosso caso -, vai até o Rio do Areado e continua o trekking por mais uma hora até Bonete. A trilha completa, da Ponta até a praia quase deserta, dura quatro horas. Seja até onde você for, irá longe na apreciação, prazer e deslumbre.

A trilha segue por uma estrada que ligaria Sepituba a Bonete, mas que não sobreviveu às condições climáticas locais - ou seja, é aberta e não necessita guia. Vá cedo para ter chance de chegar à cachoeira para deslizar pelo tobogã infinitas vezes com o testemunho do Sol, pois a temperatura é mais agradável.

Leia as colunas anteriores de Lygia de Luca:

Desligue-se do urbano

Se joga


Quem é a colunista: um outro você.

O que faz: escreve, fotografa, dança, pratica yoga, pinta e se aventura.

Pecado gastronômico: chicken tikka masala, açaí e chocolate.

Melhor lugar do mundo: onde eu possa viver como se ninguém estivesse olhando.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 26 Jan 2012.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens