Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org

Tudo começou numa sexta à noite, sem nada de bom pra fazer. Então, como de costume da maioria dos brasileiros, fui me distrair vendo TV. Deixei no Globo Repórter, da TV Globo, e me deparei com um cenário impressionante, digno de um quadro de extrema perfeição. Na época eu tinha uns 13 ou 14 anos e nunca tinha ouvido falar naquele lugar. Pois bem, era a República Dominicana. Um país do Caribe que ocupa dois terços orientais da ilha espanhola. Passaram-se 10 anos e eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. Mas aquela imagem me marcou tanto que, vira e mexe, pesquiso sobre o lugar. E nada melhor do que compartilhar essa, digamos, pseudoviagem, pois conheço como a palma da mão.

Praia, sol e mar de águas quentes. É essa a associação que todo mundo faz quando pensa nesse país. Mais do que nisso, penso nos maravilhosos resorts à beira-mar, nas danças de merengue e nos banhos de piscina. A capital, São Domingo, me desperta grande interesse. Grutas, museus, Oceanário e até as próprias ruas da cidade. É um povo que sabe acolher aos turistas de forma gentil e despretensiosa. Claro que são opiniões formadas a partir do que leio, mas é incrível ver a unanimidade positiva de quem já visitou. Fascinações à parte, é um país com problemas comuns a todos. Lá o trabalho é duro e o salário é baixo. Os locais vivem do turismo e do artesanato, ainda que muitos haitianos, que conseguem fugir do país de origem, ainda trabalhem nas plantações de cana de açúcar.

Mas estou aqui para me ater às deslumbrantes experiências que o lugar oferece. Azul, amarelo, verde, vermelho e branco. A República Dominicana é a república das cores! E pra quem acha que as atividades se resumem às praias está totalmente enganado. A vida noturna de lá ferve com direito a cassinos mundialmente famosos. De dia é possível jogar golfe, mergulhar e até explorar montanhas e florestas. Deu um gostinho de quero mais? Então quem tiver a oportunidade vá conhecer, garanto que será uma festa sensorial e cultural única!

Leia a coluna anterior de Juliana Abamontte:

Toque Europeu

Quem é a colunista: Juliana Abbamonte.


O que faz: Jornalista e Publicitária.


Pecado Gastronômico: Strogonoff da mamãe.


Melhor lugar do mundo: Minha casa.


Fale com ela: juabbamonte @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.