Guia da Semana

Com 2,5 quilômetros de extensão, a A Trilha do Pitoco fica localizada na Linha Alto Capinzal no Goio-ên, com acesso pela BR-480. O local tem esse curioso nome, graças ao primeiro de seus guias, o Cão Pitoco.

+ Veja outros passeios e programas em Chapecó

Já falecido, e hoje com um próprio santuário, o cachorro percorria toda a trilha guiando os visitantes entre a mais bela mata da região. Com ingressos a R$ 10, a trilha possui cinco cachoeiras, além de segredos e curiosidades que os aventureiros vão conhecendo durante o trajeto.

A paisagem é de tirar o fôlego, escaladas, paredões de pedras e lindas plantas decoram o caminho, dos que se arriscam a subir nas escorregadias pedreiras. O acesso até o final da trilha é de média dificuldade.

As belas nascentes de água, e grandes pedras, formam verdadeiras esculturas. O ar é totalmente puro. O cheiro das plantas e das flores fica mais forte quanto mais se adentramos na trilha. Um verdadeiro paraíso a apenas 28 quilômetros do centro de Chapecó.

Cachoeiras


A trilha possui cinco quedas d´água, a Cachoeira Nova Vida, Corrente Branca, Vestido de Noiva, A pequenina e a Três princesas. Todas elas podem ser conhecidas em uma média de três horas de caminhada. A maior cachoeira possui 45 metros, o acesso é mais difícil e o local está praticamente intacto pelo homem.

Curiosidades da Trilha do Pitoco

O caminho conta com experiências incríveis e diversas belezas naturais. Junto com essas esculturas da natureza, encontram-se as lendas do local, contadas durante o percurso.

Buraco do Mistério


Há muito tempo atrás, uma moça depressiva quis percorrer a Trilha do Pitoco sozinha. Ao chegar no local avistou um velho caminhando entre as pedras em sua direção, e deu-lhe passagem. Quando olhou novamente, o velho homem não estava mais ali. A moça curou-se da depressão e até hoje o mistério continua. Quem era aquele velho e o que ele fazia ali?

A Pedra de Diamante

No local, há muitos anos foi avistado um objeto muito reluzente. Alguns o chamaram de Pedra de Diamante, outros o identificaram como a Mãe D’Ouro. Contam os mais antigos, que esse objeto reluzente guarda em seu interior um grande tesouro, que só algumas pessoas conseguem retirar, e que se ninguém retirar de tempos em tempos, muda-se de lugar durante a noite, se deslocando pelo ar.

Por Guilherme Rachelle

Atualizado em 3 Mai 2013.