Guia da Semana

Foto: Gustavo Penna Arquitetos


População: 2,4 milhões de habitantes
Área: 331 km²
PIB: R$ 32,7 bilhões
Aeroportos: Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha-MG-Carlos Drummond de Andrade e Aeroporto Carlos Prates
Provável estádio: Governador Magalhães Pinto (Mineirão)
Valor da reforma: não definido
Prazo de conclusão: não definido

Inaugurada em 1897, hoje Belo Horizonte é o sexto município mais populoso e um dos mais importantes pólos culturais, econômicos e industriais do país. O estado de Minas Gerias prima por diversos apelos turísticos, como cidades histórias, parques estaduais e nacionais e uma infinidade de atrações para ecoturismo, turismo de aventura, circuito das águas e roteiros para relaxar e passear com a família ou a dois.

Projeto:

A única grande cidade onde os principais clubes não possuem um estádio para abrigar jogos de médio porte, o Mineirão é o principal espaço utilizado por eles em jogos nacionais. Com 81 mil lugares, em 1997 já chegou a receber 132 mil espectadores, em uma partida valendo pelo estadual (Cruzeiro 1x0 Vila Nova). Após a reforma pretende acabar com os problemas de visibilidade e segurança, reforçar pilares e molas de sustentação sem atrapalhar a visão da arquibancada inferior. Seguindo as recomendações da Fifa, o estádio vai ser coberto, as gerais vão ganhar cadeiras e o estacionamento receberá mais duas mil vagas. O espaço não corre o risco de ser abandonado após o torneio pela quantidade de público que assiste aos jogos. A capacidade cairia para 74,3 mil lugares.

Entraves:

Para ser uma das cidades sedes, Belo Horizonte precisa reforçar sua rede hoteleira, com hotéis mais qualificados. A infraestrutura e os problemas de mobilidade urbana são os grandes empecilhos no estado. Para o evento, melhoria no acesso ao MIneirão deverão ser realizadas, assim como a viagem entre o aeroporto e o centro de Belo Horizonte.

Atualizado em 25 Abr 2014.