Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Bem-vindo ao paraíso

Colunista foi até a Polinésia Francesa e escreveu curiosidades a respeito da região.

Foto: Sxc.hu


Feche os olhos por um instante e imagine um lugar paradisíaco. Pelo menos, oito entre dez pessoas pensarão em uma ilha cinematográfica, com mar azul, areias brancas e vegetação tropical de dar inveja.

Esse lugar existe de verdade e está na Polinésia Francesa, composta por 118 ilhas e atóis localizados no Pacífico Sul. São mais de quatro milhões de quilômetros quadrados no oceano, se somarmos água e terra, ou seja, metade do Brasil.

Entre seus arquipélagos mais conhecidos, está o Taiti, com sua capital Papeete, que é um dos destinos mais procurados por casais apaixonados, que querem se casar do modo típico deles, ou mesmo para passar a primeira, segunda, enfim, muitas luas de mel. As ilhas de Bora Bora e Moorea também são bastante famosas, o que faz desse destino uma tradução literal de paraíso.

Moorea está a 17 quilômetros de Papeete e oferece muitas riquezas aos turistas. Uma das praias mais bonitas é Temae, com águas cristalinas e ótimas condições para nadar e para a prática de snorkel. Já na praia de Papetoai, região bastante movimentada, estão localizados os principais hotéis da ilha e a praia da Pihaena, com muitos corais, além de tours de safári, mostrando a linda fauna e flora locais, inclusive o Tiki Village, onde são realizadas as cerimônias de casamento ao estilo taitiano e shows típicos.

A ilha de Bora Bora é um local de águas límpidas e quentes, muito romântica e especial. Seus territórios são dominados por picos vulcânicos erguidos como torres em meio a uma riquíssima vegetação. É formada por uma lagoa multicolorida e rodeada por ilhotas que protegem os recifes de coral.

As melhores épocas para conhecer a região são entre os meses de maio e outubro, e é importante treinar um pouco do francês ou do italiano, idiomas oficiais. Em julho ocorre o festival Heiva, em Papeete, que celebra a cultura indígena e a comemoração da queda da Bastilha, na França. É um evento muito interessante para os turistas que querem conhecer a história de seus habitantes.

Embora tenha o estigma de ser um destino caro, os preços caíram bastante nos últimos anos, o que tem facilitado a realização dos sonhos dos turistas ao redor do mundo. E um dos motivos dos altos preços é porque a Polinésia Francesa está situada em um local distante de tudo. O país mais próximo é a Nova Zelândia, que fica a quatro mil quilômetros a sudeste.

Além do Taiti, os turistas podem conhecer outros arquipélagos, como as ilhas da Sociedade, Marquesas, Austrais, Mangarevas e Tuamotu. Aliás, o famoso pintor Gauguin escolheu viver e morrer em Marquesas no final do século 19, quando a região já povoava o imaginário dos europeus. O ator Marlon Brandon também se rendeu aos encantos das ilhas e do mar azul. Tanto que teve dois filhos com a dançarina local Taritatum a Teriipaia, que ele conheceu durante as filmagens de Motim a Bordo.

Mas personagens à parte, a Polinésia é inesquecível, principalmente pela sua culinária. Com base em frutos do mar, os turistas podem comer o tradicional peixe cru com leite de coco, além de participar do ahima'a, um almoço típico dos domingos, em que não se usam talheres.

Quanto às compras, não dá para se empolgar muito. Mas se quiser algo diferente, principalmente as mulheres, as pérolas negras farão brilhar os olhos. É o produto de exportação do país e há lojas espalhadas por todos os lugares. Mas cuidado com o bolso, pois a pérola sem a jóia pode custar até US$ 5 mil.

Outra opção interessante para trazer na mala são os pareôs, o famoso lenço colorido que as nativas u

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo