Guia da Semana

Fotos: Thyane Brito/site www.prudensite.com.br


Dizem que a cidade de Nova Iorque tem tantas opções gastronômicas, que uma pessoa pode passar todas as noites jantando em lugares diferentes e mesmo assim não repetir um estabelecimento em 50 anos. Bem, Presidente Prudente está bem distante de ser uma Grande Maçã (ou até mesmo de ser uma maçã média), mas também tem atrativos que a torna uma opção interessante.

A cidade, lembrada por ser distante e quente, se localiza no extremo oeste de São Paulo, a 580 km da Capital. Situada em um importante entroncamento regional entre o Norte do Paraná e o Mato Grosso do Sul, Prudente é conhecida como a capital nacional do gado nelore. Mas se você não tem muito interesse nos simpáticos bois, ela também conta com uma interessante vida noturna.

Embora os próprios prudentinos reclamem da "falta de opção", o que não falta é coisa para se fazer em Presidente Prudente. Por ser sede de duas grandes universidades e por ter um dos cursos de Direito mais conceituados do Interior Paulista, a cidade é a morada escolhida por universitários de diversos lugares (ganhei amigos até de Rondônia por lá). E são eles, os universitários, os responsáveis pela movimentação em festas, bares e casas noturnas.

É possível que alguém pense que Prudente é cidade de tomar cerveja em posto - e até é mesmo. No entanto, com as pessoas certas, os postos da cidade podem ser apenas um pit stop rápido - já tenha visto até namoro começar em posto de gasolina! Pelo sim, pelo não, não custa conhecer alguém que possa te ciceronear pelos melhores lugares.

Não gostou? Os bares da cidade estão distribuídos por diversas regiões da cidade, e têm uma programação das mais ecléticas. Pagode, sinuca, música eletrônica, MPB e rock convivem nos mesmos ambientes, só que em dias separados. E claro, há espaço para a música sertaneja - afinal, é do interior que estamos falando. No final, é possível até tomar um discreto café na madrugada do Centro.

Cansou? Tire o dia para reunir uns amigos e se recuperar da noitada. Para combater o calor, nada melhor do que litros e litros de tereré, o mate gelado de influência paraguaia, trazido pela fronteira do Mato Grosso do Sul e muito comum no interior paulista. Bom para o calor, mas também para a ressaca.

E tudo isso em um dia só.


Quem é a colunista: Emanuel Colombari
O que faz: estudante de jornalismo, entusiasta do futebol alternativo e dono do blog www.lacucaracha.blogger.com.br
Pecado gastronômico: Lista grande...
Melhor lugar do mundo: O meu (Presidente Prudente)
Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.