Guia da Semana

Foto: Getty Images

Saxofonista descansando no Central Park

O verde da grana da Bolsa de Valores pela qual a Grande Maçã é conhecida também está na grama dos seus parques públicos. E o melhor, não custa quase nada para usufruir.

Aliás, os norte-americanos são os campeões mundiais em alimentação ao ar livre e programas baratos no dia-a-dia. Para um bom nova-iorquino, nada melhor do que comprar um sanduíche ou produtos das gostosas padarias e delis da vizinhança e se deliciar, sentado nos bancos e gramado, aproveitando o sol da primavera.

Depois, um passeio até os principais monumentos e símbolos da cidade vão mostrar toda a força dessa cidade, que já foi porto comercial de holandeses, recebeu as mais diversas migrações mundiais no século XIX, é terra dos musicais, e mais recentemente, carrega as marcas do Onze de Setembro.

Parques

Central Park
Impossível falar da cidade sem comentar seu principal parque, instalado bem no coração de Manhattan. Organizado e fundado em 1857, tem 3,41 Km² e uma diversidade de espaços e construções, como lago, rio, capelas e grutas. Quem preferir o inverno para visitar a cidade, pode aproveitar ainda a pista de patinação no gelo. Outro ponto importante foi apelidado de Strawberry Fields, uma homenagem a John Lennon, assassinado na entrada do edifício Dakota, bem nesta altura do parque.

High Line Park
Instalado numa antiga elevatória da linha ferroviária (desativada) da cidade, o High Line oferece uma das melhores vistas da cidade e conta com diversificada programação voltada para observação diurna de pássaros e noturna de estrelas. Em 16 de maio, haverá um grande evento beneficente para arrecadação de fundos para sua manutenção. Os ingressos estão esgotados, mas quem é morador garante que é possível aproveitar a festa mesmo sem as entradas.

Endereço: 529 West 20th Street

Battery City Park
Às margens do Rio Hudson, essa área verde também foi recentemente reformada, contando com grande coleção de arte ao ar livre. Uma delas é chamada de Muro de Berlin, com grafites de importantes artistas de rua. Há também o Irish Hunger Memorial, que preserva as fundações das construções irlandesas dos primeiros imigrantes. É farta também a programação para crianças.

Endereço: 2nd South End Avenue, Brooklin



Atualizado em 6 Set 2011.