Guia da Semana

Ele foi criado para permitir que os paulistanos que usam transporte coletivo aproveitassem melhor os domingos e feriados em passeios mais prolongados, ao custo de uma tarifa. Com o Bilhete Único Amigão, a Prefeitura de São Paulo beneficia 200 mil passageiros por dia.

Como funciona

Para aproveitar o benefício do Bilhete Único Amigão, você deve usar o Bilhete Único pré-carregado e com a última carga igual ou superior a quatro tarifas de crédito comum. Além disso, não poderá embarcar no mesmo veículo no intervalo de 8 horas, pois uma dupla passagem do Bilhete Único na catraca acarretará a cobrança de uma nova tarifa.

Integração com Metrô/CPTM

Nas primeiras duas horas, você poderá utilizar o Bilhete Único Comum na integração com Metrô ou CPTM, a um acréscimo de R$ 1,45, totalizando R$ 3,75 (tarifa integrada com trilhos). Nas seis horas seguintes, deverá utilizar somente ônibus, não ultrapassando mais de 3 viagens, para evitar a cobrança de uma nova tarifa.

Não valem para o Amigão

O Bilhete Único Estudante e o Bilhete Único Vale-Transporte já contam com outros benefícios, como a redução de 50% na tarifa, no caso do estudante, e o subsídio parcial ou total da passagem pelo empregador, no caso do Vale-Transporte. Assim, essas modalidades não têm o benefício do Bilhete Único Amigão, a menos que o usuário tenha colocado crédito comum no bilhete e que o saldo do Bilhete Único Vale-Transporte ou Bilhete Único Estudante seja inferior a uma ou meia tarifa, respectivamente.

Fonte: reprodução site oficial da SPTrans

Atualizado em 26 Set 2011.