Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Bom, bonito e barato

Cidades próximas a São Paulo podem ser reveladas como grandes programas, com roteiro e passeios que surpreendem.

Foto: Getty Images


Céu azul quase sempre, prédios antigos e muito da nossa história para conhecer. Vinícolas, um festival gastronômico, hotéis e pousadas charmosos e a hospitalidade típica. Parece distante e caro, não é mesmo? Engana-se quem pensa que estes pequenos prazeres turísticos são inatingíveis. Pelo contrário, são mais próximos do que se imagina.

O interior do estado de São Paulo tem pequenas delícias que precisam ser descobertas.
Paulistanos vivem próximos de pequenas cidades que oferecem alguns roteiros turísticos estruturados, e que contam com pecados gastronômicos, clima agradável, paisagens encantadoras, hospitalidade interiorana e muito da experiência do turismo "pé no chão", ligado aos valores essenciais da simplicidade caipira, propiciando a apreciação passiva da tranquilidade e da natureza.

O " Circuito das Frutas", por exemplo, inclui várias cidades do interior, produtoras de frutos para o mercado consumidor paulistano, como Jundiaí, Atibaia, Vinhedo e Indaiatuba. O visitante pode conhecer vinícolas, comer frutas colhidas diretamente do pé, e aproveitar das histórias dos moradores que recebem como ninguém.

Se quiser optar por um roteiro cultural, o interior do estado teve, por muitos anos, extrema importância no ciclo do café. Com isto, o desenvolvimento econômico e político foram inevitáveis. Hoje, os resquícios deste período glorioso são as sedes das fazendas produtoras, que dão uma verdadeira aula de história apenas pela estrutura, passando por senzalas e moinhos de trituração, que podem ser encontrados em cidades como São Carlos. Outro exemplo é o Roteiro dos Bandeirantes, traçado pelo caminho que os desbravadores do interior do estado fizeram anos atrás e passa por cidades como Itu e Santana do Parnaíba.

Opções certamente não faltam. Os destinos interioranos podem ser uma dica valiosa para um final de semana escolhido ocasionalmente e de baixo custo. Claro que não são turisticamente consolidados, mas devem ser descobertos por aqueles paulistanos trabalhadores que, volta e meia, buscam um momento de relaxamento. São Paulo, esta grande mistura de raças, histórias e culturas, mais uma vez se reinventa.

Quem é o colunista: Victor Gouvêa.

O que faz: Turismólogo-Blogueiro.

Pecado Gastronômico: Bolos, tortas e afins!

Melhor lugar do mundo: Montmatre.

Fale com ele: victtorgs @hotmail.com ou acesse seu blog.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo