Guia da Semana

A água é um importante componente para nossa saúde. Na verdade, é recomendável que se tome de dois a três litros por dia para que o corpo fique hidratado. Porém, as chamadas águas termais, que têm propriedades terapêuticas, que podem curar males no intestino e pele, por exemplo, chamam a atenção de turistas de todo o mundo. Essas águas também são usadas como calmantes e ajudam no equilíbrio do estresse, a combater insônia e fraqueza e melhoram reumatismos, sequelas crônicas, hipertensão e hipotensão.

As águas brotam a uma temperatura média de 38ºC, o que as torna uma atração para adultos e crianças que passam suas férias em parques termais. No Brasil, alguns dos principais aquíferos encontram-se em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e em diversas cidades do Sul do país. Porém, um dos mais conhecidos e famosos do mundo está em Avène, na França, cujo nome foi usado também para os produtos vendidos com as águas termais desse local. Muitos hotéis, spas e clubes utilizam dessa fonte como principal atrativo de turistas de todo o mundo. Conheça a seguir o roteiro que o Guia da Semana preparou sobre o tema.

Goiás

Foto: Divulgação/SECOM Caldas Novas

Monumentos das Águas, em Caldas Novas

Caldas Novas é considerada a maior estância hibromineral do mundo. Não à toa, a cidade recebe mais de um milhão de turistas por ano, que vão atrás de suas fontes de água que chegam à temperatura de 58º C. Parques aquáticos são as atrações do local, com piscinas naturais cristalinas e muitos toboáguas. A 27 quilômetros dali, Rio Quente conta com um complexo hoteleiro, além de ter dois parques aquáticos e a artificial Praia do Cerrado, que também atrai muitos visitantes curioso por conhecer suas águas termais.

Onde Ficar:
Rio Quente - Rio Quente Resorts
Endreço: Fazenda Água Quente, s/n.
Contato: (64) 3512-4830.

Caldas Novas - Hotel Prive
Endereço: Rua do Baneário - Qd. 10 - Lote 19 - Bairro Turista.
Contato: (64) 3455-9500.

Minas Gerais

Foto: Wikipedia.org

Fonte Andrade Junior, em Araxá

Araxá, localizada a 380 quilômetros de Belo Horizonte, tem um procurado complexo termal, em que são oferecidos diversos tratamentos com águas termais e lama terapêutica. É onde se localiza o Grande Hotel e Termas de Araxá, com diversas atividades de relaxamento e há também o uso de água termal sulfurosa para tratamentos de circulação, além de ser indicada para pessoas que possuem intolerância a glicose e má digestão.

Onde Ficar:
Pousada Dona Beja
Endereço: Avenida Ministro Olavo Drumont, 45.
Contato: (34) 3662-1700/3201-3000.

Hotel Araxá Palace
Endereço: Avenida Ibiara, 1030.
Contato: (34) 3662-6090.

São Paulo

Foto: SECOM/Águas de Lindóia

Águas de Lindóia, em São Paulo, é outra cidade que possui águas termais e atrai muitos turistas

Localizada a 180 quilômetros da capital paulista, Águas de Lindoia é outra cidade que também atrai turistas de todo o mundo. Lá, o visitante pode realizar banhos de imersão ou de espuma, ducha escocesa e hidromassagem no Balneário Municipal, que fica na Praça Dr. Francisco Tozzi. Os preços para as atividades variam entre R$ 5 e R$ 50. A cidade também dedica-se ao engarrafamento da água mineral, que é vendida para diversos locais de todo o Brasil.

Onde ficar:
Hotel Fazenda Appaloosa
Endereço: Rua José Maria de Souza, 212 - Bairro dos Francos.
Contato: (19) 3824-6565.

Recanto Paraíso Hotel Fazenda
Endereço: Rua Romualdo Riccieri Giaciani, 115.
Contato: (19) 3824-4555.

Santa Catarina

Foto: Divulgação

O Parque Termas de Piratuba atrai adultos e crianças que se divertem com suas atrações

A cidade de Piratuba, localizada no interior do estado, fundada em 1910, era chamada inicialmente por Vila do Rio do Peixe. Somente na década de 60, a Petrobras descobriu um lençol freático de águas termais a 600 metros de profundidade. Isso tornou o local um dos pontos turísticos mais procurados do Sul do Brasil.

O Parque Termas tem piscinas para adultos e crianças, além de duchas ao ar livre com águas que chegam a 38ºC. Uma das atrações é o jato de água que atinge 30 metros de altura. Existem ainda as chamadas águas termais sulfurosas, recomendadas pelos médicos também para tratamento de pele e melhora da circulação, além de métodos à base de argila e massoterapia.

Onde ficar:
Caxias Thermas Hotel
Endereço: Rua Acre, 116 - Bairro Balneário.
Contato: (49) 3553-0272.

Thermas Piratuba Hotel
Endereço: Rua Florianópolis, 88 - Balneário.
Contato: (49) 3553-0000.

Avène, sul da França
A história dessa tradicional marca de cosméticos francesa data do século 18, quando foi inaugurado o Centro Termal na fonte Saint Odile, que levou o nome da vila onde foi implantado: Avène. De acordo com a lenda anos antes o Marque de Rocozels teria obtido a cura para um cavalo seu devido aos poderes terapêuticos das águas termais.

A partir disso, estudaram os componentes dessa água e viram que suas propriedades não somente curavam lesões, como também doenças. Hoje, a marca é top na venda de produtos como pó compacto e batons hidratantes, usando a água termal como principal ingrediente.

Atualizado em 6 Set 2011.