Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org


Qual a imagem que você tem do Nordeste brasileiro? É engraçado pensar que a maioria, creio eu, considera basicamente um fator: a transição dos nordestinos para os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de novas oportunidades de trabalho.

O que muitos esquecem, ou fingem não lembrar, é que nosso querido Nordeste é cenário de grandes paraísos naturais e dono de uma economia em constante expansão.

Mas, abro mão do segundo elemento para exaltar o primeiro em sua plenitude e, mais especificamente, a cidade de Maceió. As praias reúnem as mesmas fascinantes características: águas mornas, coqueirais e piscinas naturais. O que as diferencia são os infinitos tons de azul ou verde das águas e o tamanho das ondas. Acho que cabe aqui um breve tour pelas principais.

A Praia da Pajuçara é uma das mais famosas e movimentadas de Maceió. É de lá que partem as jangadas que nos levam às piscinas naturais, localizadas a dois quilômetros da costa. À noite, não deixe de curtir os animados forrós locais, que despertam interesse pelas roupas e danças típicas. Você quer mais do que curtir sombra e água fresca? Então vá para a praia da Jatiúca assistir aos grandes campeonatos de surf.

Ou então dê uma chegadinha na praia do Francês e se deslumbre com as impressionantes barreiras de recifes em meio a um oceano transparente. E não para por aí. Na praia do Gunga, você se perde no extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros, que faz da praia o principal cartão-postal da cidade.

E é esse um dos meus maiores orgulhos em ser brasileira. Saber que, de longe, o Brasil é um país feito de gente como a gente, que preserva o que vai além da nossa compreensão. Fica a dica para os que não trocam conhecer esse brasilzão por nada!

Quem é a colunista: Juliana Abbamonte.


O que faz: Jornalista e Publicitária.


Pecado Gastronômico: Strogonoff da mamãe.


Melhor lugar do mundo: Minha casa.


Fale com ela: juabbamonte @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.