Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Largo da Concórdia


Ruas lotadas de gente procurando o melhor preço para roupas, artigos de enxoval, bijuterias e outros tantos objetos que a região do Brás e do Bom Retiro oferece. Assim são as mais de 180 ruas que abrigam por volta de 28 mil moradores no centro da capital paulista. Formada principalmente por italianos e suas pequenas fábricas no começo do século 20, a região começou a receber, a partir da década de 40, muitos nordestinos que estão por lá até hoje. Em 1980, os coreanos invadiram o local e hoje dominam o comércio de confecções (70% das 1.200 empresas do Bom Retiro, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas do bairro, é de coreanos).

Os primeiros registros desses bairros são do início do século 18, quando foi construída uma capela em homenagem ao Senhor Bom Jesus do Matosinho, na chácara de José Braz. O local ficava na beira de uma estrada chamada Caminhos do José Braz, que mais tarde passou a ser a Rua do Braz e hoje é a Avenida Rangel Pestana. O Bom Retiro também nasceu com a chegada dos imigrantes a São Paulo, por causa da proximidade com o a Estação da Luz, construída pela São Paulo Railway. O bairro, que já era referência no comércio de roupas, ganhou o título de Pólo da Indústria da Moda há pouco tempo.

Onde passear

Como a região faz parte da história de São Paulo, não é difícil encontrar por lá locais com fortes lembranças da época em que os ingleses e italianos chegaram por aqui. A Pinacoteca do Estado, que fica no Bom Retiro, foi o primeiro museu de arte fundado em São Paulo.

Ali por perto está o Parque da Luz, com diversas espécies exóticas. O Brás abriga o imponente Largo da Concórdia, além de uma das comemorações mais tradicionais da capital, a Festa de São Vito.

Onde comer

O Brás não oferece muitas opções quando o assunto é gastronomia. Com a influência da alguns judeus que também chegaram a São Paulo por volta da década de 40, o restaurante Abu-zuz oferece o verdadeiro churrasco grego. Já no Bom Retiro, você pode encontrar culinária para todos os gostos. Seguindo a tradição, no Adi Shoshi Delishop é possível encontrar muita comida judaica e o Acrópoles traz ensopado de polvo, lula recheada, carneiro assado e vários outros pratos gregos.

Para aqueles que preferem comida brasileira, o Bistrô da Sara abre apenas no almoço com pratos como o famoso nhoque de abóbora com ragu de carne-seca. Se a pedida é algo mais diferente, na Casa Búlgara você pode encontrar rosquinhas de massa folhada nos sabores queijo búlgaro, batata, carne e frango. Por fim, a lembrança dos italianos que chegaram ao bairro está na Monte Verde Pizzaria.

Onde comprar

Quem reside ou aqueles que visitam o Brás ou o Bom Retiro podem se perder no meio de tantas lojas e camelôs que existem pela região. Se você quer comprar roupa, as ruas Oriente, Maria Marcolina e Silva Teles são as que mais possuem lojas no Brás. No Bom Retiro, a campeã é a José Paulino.

Madeiras, portas e acessórios são facilmente encontrados na Rua do Gasômetro. Os cortes de tecido tem endereço certo: a Rua Joli. Quem procura enxovais, cortinas e tapetes pode achar as melhores ofertas na Avenida Celso Garcia. As noivas têm vez na Rua São Caetano e quem procura artigos militares pode ir direto para a Avenida Tiradentes.

Confira os serviços que o Bom Retiro possui!

Confira os serviços que o Brás possui!

Atualizado em 6 Set 2011.