Guia da Semana

Foto: Divulgação

Entre os dias 23 e 26 de outubro, acontece a 3ª edição do Festival da Criatividade (Festival della Craetivitá, em italiano), realizado em Florença, na Itália. O festival internacional é dedicado às artes plásticas, arquitetura e formas alternativas de exposições artísticas e estéticas. O tema do encontro deste ano é "Visões, Viagens e Descobertas". A novidade da edição 2008 é que o Brasil será homenageado, contando com um pavilhão de 1.300m2 dedicados exclusivamente aos projetos, protótipos e produtos de segmentos como arquitetura contemporânea, energias alternativas, urban design, design e inovações tecnológicas.

O Istituto Europeo de Design (IED), fundado na Itália e que desde 2005 atua no Brasil no campo de cursos, formação e pesquisa nas áreas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação, levará um projeto de destaque para o festival. Foram criados objetos de arte sofisticados, a partir da temática rústica e de valor afetivo do mambembe (valores de religião, superstição e nomadismo). O projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre os alunos do IED e artistas como Teka Paes, Felipe Morozini, Nazareno, Studio Xingu, Raquel Kogan e Lea van Steen.

O Festival da Criatividade conta com debates, espetáculos, performances, exposições e artistas do mundo todo. O pavilhão brasileiro terá também workshops, laboratórios, oficinas sobre desenvolvimento sustentável e criatividade brasileira. A Secretaria de Turismo do Piauí, por exemplo, reuniu para a exposição as principais potencialidades do Estado, incluindo elementos culturais e ações na área social, A organização do evento espera um público de mais de 350 mil visitantes.

Fonte: Istituto Europeo di Design

Atualizado em 6 Set 2011.