Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Brasil tem a 14ª maior economia de turismo

Publicação: sexta, 1 de agosto de 2008.

Durante sua estada em Florianópolis (SC), onde participou de debate promovido pelo grupo RBS de Comunicação, o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), Jean-Claude Baungartem, declarou que, com crescimento rápido e acima da média do setor, o Brasil é atualmente o 14º país no ranking da economia do turismo no mundo. Em 2007, o País ocupava o 18º lugar do ranking - que contempla 176 países.

A informação faz parte do estudo da Conta Satélite do Turismo (Tourism Satellite Accounting - TSA), que visa quantificar os diversos aspectos de viagens e turismo dos países e traduzi-los em conceitos econômicos de produção, comparando-os com outras indústrias dentro da economia. O estudo coloca ainda o Brasil como o país do mundo que cresce mais rápido no setor de turismo de negócios em 2008.

"Sou otimista, acho que o Brasil tem todas as condições de crescer rapidamente no setor de turismo, pois oferece boa infra-estrutura, diversidade natural e cultural e uma excelente gastronomia", disse Baungartem, através da assessoria da Embratur. "Mas é preciso que tanto o setor público quanto o privado invistam continuamente em promoção e qualificação dos serviços."

De acordo com o estudo, a contribuição do turismo para o Produto Interno Bruto do Brasil deverá aumentar de 6,2% (ou US$ 88,3 milhões) em 2008, para 6,3% (ou US$ 137,2 milhões) em 2018.

Fonte: Embratur


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens