Por Roberta Nomura

Conhecida por suas enormes edificações e por abrigar os principais órgãos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), Brasília também quer cair na folia durante o maior festejo popular nacional. Quem passa pelo Distrito Federal durante o reinado do Momo tem destino certo, o Ceilambódromo.
Construída em uma área de 80 mil metros quadrados, na Ceilândia Norte, a nova passarela do samba possui arquibancadas com capacidade para abrigar 30 mil pessoas, o dobro do que no ano passado. Todo o esforço para erguer a estrutura é explicado pela falta de tradição carnavalesca do Distrito Federal.
As obras do Ceilambódromo foram iniciadas após o sucesso do Carnaval de 2005. O complexo foi desenhado por Oscar Niemeyer, nos moldes do Sambódromo do Rio de Janeiro.
A nova área será utilizada de 26 a 28 de fevereiro por escolas de samba e blocos do Distrito Federal. No primeiro dia (26), quatro agremiações do grupo de acesso apresentam seus enredos. Na segunda-feira (27), é a vez das seis escolas do grupo principal passarem pelo Ceilambódromo. Para encerrar a festa do Momo na passarela do samba, sete agremiações fecham os desfiles na terça-feira (28).
Confira a programação do Ceilambódromo
Dia 26 - Grupo de acesso
Horário: 22h
Escolas: Acadêmicos de Brazlândia, Unidos de Planaltina, Vila Planalto e Unidos do Riacho Fundo
Dia 27 - Grupo principal
Horário: 19h30
Escolas: Projeto Colibri, Recanto das Emas (Aruremas), Acadêmicos de Santa Maria, Império do Guará, Acadêmicos da Asa Norte e Dragões de Samambaia
Dia 28 - Grupo principal
Horário: 19h30
Escolas: Mocidade do Valparaízo, Candangos do Bandeirante, Capela Imperial (Ceilândia), Bola Preta (Sobradinho), Mocidade do Gama, Águia Imperial (Ceilândia) e Associação Recreativa do Cruzeiro (Aruc)
Atualizado em 6 Set 2011.