Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Brasília 50 anos

Mais do que formas arrojadas e decretos oficiais, a capital comemora seu quiquagésimo aniversário com muito orgulho de sua história e do seu povo.

Foto: Wikipédia


"Em meio a terra virgem desbravada/ na mais esplendorosa alvorada/ feliz com o sorriso de criança/ um sonho transformou-se em realidade/ surgiu a mais fantástica cidade/ 'Brasília, capital da esperança'". O trecho do hino popular e mais interpretado em Brasília expõe o orgulho dos brasilienses e dos brasileiros com a criação da nova capital. Mas, após 50 anos da sua inauguração, muitas águas circularam pelos lagos e espelhos d´água que contornam a cidade.

Brasília é o centro político do país e, por isso, já foi palco de várias alegrias e algumas tristezas para o povo brasileiro. Foi onde se consolidou a estabilidade da inflação e fez com que população pudesse começar a prosperar financeiramente. Porém, também foi o lugar em que houve, pela primeira vez, o impeachment de um presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Mais do que decisões oficiais, Brasília deu ao país grandes artistas do meio popular e do meio cult, como Mateus Solano, Murilo Rosa, Patrícia Pillar, Maria Paula, o diretor de cinema Afonso Brazza e o documentarista Vladimir Carvalho, entre outros.

Nos anos 80, em meio os concretos da cidade e o ideal abstrato de uma juventude, Brasília efervescia vida através da música. Seus jovens críticos e criativos revolucionaram o cenário do rock e punk nacional com bandas consagradas, como Capital Inicial, Plebe Rude, Detrito Federal e a inesquecível Legião Urbana.

Entre nordestinos, nortista, sulistas, enfim, entre brasileiros, a capital foi erguida no meio do sertão do cerrado e deu vida urbana a um espaço, que antes estava naturalmente intacto, em apenas 1000 dias. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, no dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada.

Após 50 anos continua sendo referência nacional e internacional de cidade planejada, devido à intensa dedicação do urbanista Lucio Costa, do arquiteto Oscar Niemayer e dos candangos, que construíram Brasília.

Cinquentona, sim! Mas, ainda uma criança se comparada aos 445 anos do Rio de Janeiro ou aos 456 de São Paulo. No entanto, pela a diferença de ter sido pensada para suprir as necessidades cíveis dos brasileiros, Brasília parece estar sempre à frente do seu tempo.









Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo