Guia da Semana

Fotos: sxc.hu


Os ladrões que circulam pela região dos Jardins, bairro nobre de São Paulo, mudam o alvo dos objetos de valor da elite que transita pelo local e partem para um foco não muito comum aos olhos da sociedade: os cachorros das madames. Tão arrumados quanto as donas, os cães geralmente pequenos e de raças caras, tornaram-se objeto de chantagem nas mãos dos detratores.

O fato repercutiu quando a cachorrinha Guini, da raça maltês, foi levada da dona que passeava com ela na Alameda Lorena. Segundo o relato da proprietária, o ladrão apontou uma arma para sua cabeça e não subtraiu nada além do seu animal de estimação. Desde o ocorrido, a vizinhança tem feito uma campanha boca-a-boca para alertar às pessoas.



Apesar disso, histórias sobre outros roubos ainda se espalham pela região, criando receio na população. É o caso da estudante Andressa Frangione, que evita sair com sua cachorra com medo de ser assaltada. "Ultimamente, não tenho visto muita gente passeando com seus cães por aqui. Acho que é um reflexo do que tem acontecido. Deve ser bem desagradável ter seu bichinho roubado. Por que, além do valor palpável, tem o valor sentimental", diz.

Em contato com os Distritos Policiais 78º (Jardins) e 15º (Itaim Bibi), a reportagem do Guia da Semana foi informada que não houve nenhum tipo de registro dessa natureza, no ano de 2007.

O delegado titular do 78º DP, Marcos Gomes de Moura, aconselha às possíveis vítimas desse tipo de abordagem que tomem as providências de praxe. "Todo cão tem seu valor econômico, além do sentimental. Portanto, no caso de roubo, é necessário fazer um boletim de ocorrência para atestar o ato criminoso, contando com o trabalho das autoridades", diz.

Consultada sobre o assunto, a secretária administrativa da Sociedade dos Amigos dos Jardins Europa e Paulistano (SAJEP), Dora Livolsi, diz que realmente existe um comentário sobre a onda de roubos, mas nada que tenha chegado oficialmente à entidade. "Ouvimos falar a respeito, mas, até o momento, nenhum morador nos procurou para fazer uma denúncia de fato. De qualquer forma, nos colocamos à disposição para atender e encaminhar eventuais casos", declara.


Caro pra cachorro!

Confira o preço de alguns cães valiosos:

Buldogue Inglês
Preço: de 4 mil a 6 mil reais.
Origem: Grã-Bretanha.
Este é um dos mais afetuosos cães de companhia do mundo. A enorme dificuldade de reprodução, aliada ao fato de que as ninhadas têm poucos filhotes, fazem com que o buldogue inglês seja um dos cachorros mais caros do país. No passado, os exemplares da raça eram usados como cães de luta.

Pug
Preço: 4 mil reais.
Origem: China.
É uma raça muito antiga, surgida cerca de 400 anos antes de Cristo. Graças ao seu temperamento constante e ar alegre e brincalhão, o pug é hoje um dos cachorros mais procurados no Brasil. Assim como o buldogue inglês, é uma raça que dá bastante trabalho para procriar.

Bulmastife
Preço: 4 mil reais.
Origem: Grã-Bretanha.
Considerada uma das raças mais raras no país, o bulmastife é um excelente cachorro de guarda. A pelagem curta e densa facilitou sua adaptação a países de clima quente como o Brasil. É considerado um animal dócil, confiável e muito paciente com crianças.

Rootewiler
Preço: de 3 mil a 4 mil reais.
Origem: Alemanha.
O rottweiler faz sucesso no mundo inteiro e por isso tem uma cotação alta. Ele é utilizado como cão de guarda por forças policiais e é considerado um cachorro inteligente e vigoroso. Ao mesmo tempo, é um animal obediente, carinhoso e de bom temperamento com os donos.

Golden Retriever
Preço: de 3 mil a 3,5 mil reais.
Origem: Grã-Bretanha.
O golden retriever era utilizado no passado na caça esportiva. Ele se destacava pela habilidade em buscar a presa na água e entregá-la intacta ao caçador. É um animal afável e simples de criar. O preço alto se deve ao fato de a raça "estar na moda", com uma grande procura por seus filhotes.


Atualizado em 6 Set 2011.