Guia da Semana

Fotos: Belisa Frangione
Museu do Café, em Santos

Olá! Depois de uma coluna sobre o Paraguai e uma série sobre a Europa, cá estou eu de volta para escrever sobre Santos, litoral de São Paulo. Afinal, o Brasil está repleto de lugares belíssimos e principalmente cheios de história para contar. Fui passar o dia em Santos com os meus colegas do curso de história da arte. A maioria, com a sensibilidade à flor da pele, viajou com a câmera fotográfica em punhos. Pena que o tempo não colaborou muito e o céu nublado exigiu que usássemos os inúmeros recursos de iluminação disponíveis.

Ao chegarmos, uma chuva fina nos impediu de continuar com a sessão fotográfica das ruas. Antecipamos então a nossa primeira parada, o Museu do Café.

O prédio do museu foi parcialmente inaugurado em 7 de setembro de 1922 como parte dos festejos do Centenário da Independência devido à contenção de verbas por parte do Governo do Estado. Sete anos depois, com a crise mundial de 1929, suas atividades enfrentaram ligeira decadência O edifício foi construído pela Companhia Construtora de Santos e é considerado patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.

Além, obviamente, do café, a principal atração do museu é apreciar a tradicional arquitetura e a grandiosa decoração. No Salão do Pregão, painéis de Benedicto Calixto, vitrais da Casa Conrado e piso de mármore com diversas formas e cores.

Com a restauração concluída em 1998, o museu ainda traz exposições permanentes e temporárias, uma livraria dedicada a títulos que tratam do café, loja e até um curso de barista, cuja próxima edição ocorre a partir de 17 de setembro. E claro, sem querer ser redundante, não saia da cafeteria sem provar a tradicional bebida feita com grãos torrados na hora.

Bem, meu espaço acabou, mas eu volto em uma próxima coluna falando de outros pontos turísticos da cidade.

Serviço:

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 Santos (SP)
Telefone: (13) 3219-5585

Quem é a colunista: Belisa Frangione

O que faz: jornalista

Pecado gastronômico: comida japonesa e chocolate

Melhor lugar do Brasil: São Paulo

Fale com ela: [email protected]




Atualizado em 6 Set 2011.