Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Calçadas de Porto Alegre

Trechos de ruas charmosas reúnem comércio alternativo e boa gastronomia.

Alguns recantos de Porto Alegre têm sido batizados carinhosamente a partir do mote do comércio. São trechos charmosos de ruas que concentram uma vocação: moda, gastronomia, atitude e lojas descoladas. Confira a seguir o perfil de três dessas ruas:

Foto: Fernando Gomes/ Agência RBS


Calçada da Moda - Rua Félix da Cunha
Na Rua Félix da Cunha, Bairro Moinhos de Vento, novos estilistas abriram as portas nos casarões dos anos 1930, dando ao trecho da rua o apelido de Calçada da Moda.
Bem em frente ao Hotel Sheraton, localizam-se essas pesquenas lojas de gente que investe em criações quase artesanais.

A grife Indiada se instalou por lá, fazendo par com a Aragana quando o assunto é moda aventureira, com pegada folk e muito conforto. Outra loja que empresta ainda mais charme ao conjunto de casarios é a Espaço Boho - nesta temporada com uma linda coleção de roupas fluidas que abusam de cores suaves, rendas e acessórios girlish.

A Calçada da Moda tem ainda loja de sapatos, a Scarpe, e a Los Corrales, grife argentina cuja única filial está instalada em Porto Alegre. É dela a escultura reproduzindo um cavalo em tamanho real que fica na calçada e atrai principalmente olhares curiosos da criançada. Para quem prefere comprar delícias de charme há um café, a Uruguay Store, espaço de produtos do país vizinho, e a Cordeiro Pedras Altas, especializada em carne de cordeiro e ingredientes para seu preparo. Na esquina da Calçada da Moda com a Praça Maurício Cardoso fica o restaurante Quixote, e, na outra ponta, o casarão abriga o Saúde no Copo e a loja HSC Concept.

Foto: Mariana Molinos/ Especial


Calçada do Rock - Rua Gen. João Telles
Ancorada pelo Bar Ocidente, que acaba de completar 30 anos, a Rua João Telles, no Bom Fim, viu gerações passarem por ali e servir a diferentes propósitos. Hoje, um time de estilistas, designers e artistas se mudou para lá para dar ao trecho da rua que faz esquina com a Osvaldo Aranha o apelido de Calçada do Rock.

Entre a Osvaldo e a Vasco da Gama, pequenas lojas oferecem produtos autorais. Uma delas é a Regentag, no número 541, onde é possível encontrar camisas únicas, além de ambientação, música e atendimento exclusivos. Já na Lili Má é possível encontrar chapéus e corseletes. No número 531, o professor de moda Gustavo Werner instalou sua loja da marca própria, Makumba, com peças descoladas.

O artista Beto70 também abriu seu estúdio de tatuagem neste trecho. Em meio a muito moda, design, arte e rock, ainda há o brechó Nelly Poppe, o bar Odessa (com uma pizza impagável) e o Café da Oca, além da boulangerie Carina Barlett, na esquina da Vasco.

Foto: Divulgação


Calçada da Fama - Rua Fernando Gomes
Tradicional ponto de encontro na hora do happy hour, a Rua Fernando Gomes, no Bairro Moinhos de Vento, cresceu muito nos últimos anos, atraindo para ela e para as redondezas dezenas de bares e restaurantes. Na esquina com a Padre Chagas, outro polo da noite no bairro, fica o Dado Pub, que tem como vizinhos o Faro Dining Room e o Riverside´s Shikki (ambos na Padre Chagas).

Do outro lado da rua está a Tortaria, também há anos ocupando o ponto com cafés elaborados, tortas e opções para almoço e fim de tarde. Na rua ainda estão os charmosos Constantino e Le Bistrot, eleitos por casais e pequenos grupos de amigos por terem ambiente mais intimista.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Parque da Cerveja Campos do Jordão tem mirante com vista 180° da Serra da Mantiqueira, saiba tudo!

Viagens

Projeto de crowdfunding quer ajudar o povo Kuikuro a trazer de volta o Kuarup; saiba tudo!

Viagens

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens