Guia da Semana

Alguns recantos de Porto Alegre têm sido batizados carinhosamente a partir do mote do comércio. São trechos charmosos de ruas que concentram uma vocação: moda, gastronomia, atitude e lojas descoladas. Confira a seguir o perfil de três dessas ruas:

Foto: Fernando Gomes/ Agência RBS


Calçada da Moda - Rua Félix da Cunha
Na Rua Félix da Cunha, Bairro Moinhos de Vento, novos estilistas abriram as portas nos casarões dos anos 1930, dando ao trecho da rua o apelido de Calçada da Moda.
Bem em frente ao Hotel Sheraton, localizam-se essas pesquenas lojas de gente que investe em criações quase artesanais.

A grife Indiada se instalou por lá, fazendo par com a Aragana quando o assunto é moda aventureira, com pegada folk e muito conforto. Outra loja que empresta ainda mais charme ao conjunto de casarios é a Espaço Boho - nesta temporada com uma linda coleção de roupas fluidas que abusam de cores suaves, rendas e acessórios girlish.

A Calçada da Moda tem ainda loja de sapatos, a Scarpe, e a Los Corrales, grife argentina cuja única filial está instalada em Porto Alegre. É dela a escultura reproduzindo um cavalo em tamanho real que fica na calçada e atrai principalmente olhares curiosos da criançada. Para quem prefere comprar delícias de charme há um café, a Uruguay Store, espaço de produtos do país vizinho, e a Cordeiro Pedras Altas, especializada em carne de cordeiro e ingredientes para seu preparo. Na esquina da Calçada da Moda com a Praça Maurício Cardoso fica o restaurante Quixote, e, na outra ponta, o casarão abriga o Saúde no Copo e a loja HSC Concept.

Foto: Mariana Molinos/ Especial


Calçada do Rock - Rua Gen. João Telles
Ancorada pelo Bar Ocidente, que acaba de completar 30 anos, a Rua João Telles, no Bom Fim, viu gerações passarem por ali e servir a diferentes propósitos. Hoje, um time de estilistas, designers e artistas se mudou para lá para dar ao trecho da rua que faz esquina com a Osvaldo Aranha o apelido de Calçada do Rock.

Entre a Osvaldo e a Vasco da Gama, pequenas lojas oferecem produtos autorais. Uma delas é a Regentag, no número 541, onde é possível encontrar camisas únicas, além de ambientação, música e atendimento exclusivos. Já na Lili Má é possível encontrar chapéus e corseletes. No número 531, o professor de moda Gustavo Werner instalou sua loja da marca própria, Makumba, com peças descoladas.

O artista Beto70 também abriu seu estúdio de tatuagem neste trecho. Em meio a muito moda, design, arte e rock, ainda há o brechó Nelly Poppe, o bar Odessa (com uma pizza impagável) e o Café da Oca, além da boulangerie Carina Barlett, na esquina da Vasco.

Foto: Divulgação


Calçada da Fama - Rua Fernando Gomes
Tradicional ponto de encontro na hora do happy hour, a Rua Fernando Gomes, no Bairro Moinhos de Vento, cresceu muito nos últimos anos, atraindo para ela e para as redondezas dezenas de bares e restaurantes. Na esquina com a Padre Chagas, outro polo da noite no bairro, fica o Dado Pub, que tem como vizinhos o Faro Dining Room e o Riverside´s Shikki (ambos na Padre Chagas).

Do outro lado da rua está a Tortaria, também há anos ocupando o ponto com cafés elaborados, tortas e opções para almoço e fim de tarde. Na rua ainda estão os charmosos Constantino e Le Bistrot, eleitos por casais e pequenos grupos de amigos por terem ambiente mais intimista.

Atualizado em 6 Set 2011.