Guia da Semana

Além de ser conhecida como a Terra dos Cânions, a pequena Cambará do Sul, no alto dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, é uma das campeãs no ranking de baixa temperatura do Brasil. Mas não é apenas o frio rigoroso e a iminência de neve no inverno que atraem os turistas. Cachoeiras e imensas araucárias completam esse verdadeiro tesouro natural.

A cidade está localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul e fica a cerca de 190 quilômetros da capital Porto Alegre. A palavra cambará é de origem tupi-guarani e significa folha de casca rugosa - o nome de uma árvore típica da região, que pode ser vista na praça central da cidade. A povoação começou em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 20 hectares de terra à igreja, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro, São José. Até 1963, a área pertencia à cidade vizinha de São Francisco de Paula.

Pontos turísticos

Cenários de muitas produções de TV (como a minissérie A Casa das Sete Mulheres e a novela Chocolate com Pimenta) e campanhas publicitárias, os cânions são paradas obrigatórias para quem vai a Cambará do Sul. Os mais experientes avisam que é preciso um dia inteiro em cada um para dar tempo de admirar tudo. Além de admirar paisagens grandiosas, é possível conhecer cascatas, cachoeiras e piscinas naturais deslumbrantes. Há vários tipos de trilhas ecológicas para serem feitas, uma delas por dentro do cânion.

O Parque Nacional Aparados da Serra fica a 18 quilômetros do centro da cidade. Tem banheiros, sala de informações, sala de vídeo, espaço cultural, estacionamento e guias locais. É onde está o cânion mais conhecido, o Itaimbezinho, com extensão de 5,8 mil metros e profundidade máxima de 720 metros.

Também famoso e muito procurado, o cânion Fortaleza é a grande atração do Parque Nacional da Serra Geral, que fica a 23 quilômetros do centro do município. O cânion tem extensão de 30 quilômetros e altitude média de 900 metros. O grande destaque do passeio é a Pedra do Segredo, formada por um bloco monolítico com cinco metros de altura e aproximadamente 30 toneladas, equilibrado em uma base de cinquenta centímetros.

Onde comer

Comida tipicamente italiana ou pratos com gosto de comida da vó. A culinária de Cambará do Sul gira em torno de receitas quentes e em locais que lembram casas do interior. Na Galeteria O Casarão você se delicia com um saboroso rodízio de galeto ao primo canto ou o famoso filé de truta na chapa. Se a sua preferência tende mais às pizzas, fondues ou se você acha que frio se espanta com uma boa sopa no pão, a Cantina Menegolla tem cardápio variado.

Para comidas caseiras, o lugar é o Restaurante Bom Paladar, que oferece de lanches rápidos a pratos com carnes e peixes. A simplicidade de um filé mignon, acompanhado de arroz, salada verde, ovos e fritas faz os clientes se apaixonarem. Já para um cardápio tipicamente gaúcho, a opção pode ser o Restaurante Galpão Costaneira, todo em estilo rústico e com um variado buffet de comida campeira.

Onde comprar

O point de compras é o Shopping Rural, localizado em um dos pontos mais belos de Cambará do Sul, a 600 metros do centro, a caminho do cânion Itaimbezinho. Dentre as opções de lembranças e presentes, está

Atualizado em 6 Set 2011.