Guia da Semana


Fotos: Divulgação


As câmeras tagaleras, como foram batizadas, fazem parte de um sistema de vigilância que surgiu no norte da Inglaterra, em Middlesbrough. O equipamento permite que os policiais monitorem o trânsito de veículos e os pedestres.

Piracicaba foi o primeiro município brasileiro a adotar a medida que entrou em prática no início do mês de junho. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Silas Romualdo, responsável pelo projeto, idéia é fazer uma campanha educativa para os moradores da cidade, trabalhando com a questão do bom exemplo.


O capitão explica que as imagens são controladas, pela guarda civil municipal, de uma central de monitoramento e, em caso de irregularidades do condutor, a câmera flagra a infração e uma voz no auto-falante alerta: "Motorista, não pare em fila dupla. Respeite a sinalização". O recurso também serve para orientar os pedestres a esperar na calçada até que o semáforo feche para os carros. Ou mesmo para repreender um cidadão que joga papel no chão, com a chamada: "Mantenha a cidade limpa!".

Com mobilidade de 360 graus, a câmera é capaz de flagrar um carro estacionado em local proibido a duas quadras de distância. Nesse caso, serve para comunicação preventiva, orientando o motorista a retirar o veículo. Na ocorrência de acidentes, a central poderá orientar quanto às melhores áreas para escoamento ou os procedimentos corretos.

Engajado com o projeto, Silas afirma que a cidade se adequou ao novo sistema, que tem dado bons resultados. "A câmera tagarela é um recurso interativo que estimula a disciplina da população", diz. O capitão conta ainda que, a exemplo de Piracicaba, outros municípios interessados entraram em contato com ele para saber como funciona o equipamento que, em breve, deve estar em outras cidades do Brasil.

Atualizado em 6 Set 2011.