Guia da Semana

Foto: Enio Frasseto/Santur

Cânion Jacinto Machado

Sombrio

Localizada às margens da BR-101, a 144 km ao sul de Florianópolis, Sombrio conta com 23 km de faixa litorânea e dois pontos turísticos principais: Lagoa de Sombrio e Furnas de Sombrio.

A Lagoa de Sombrio, maior lagoa de água doce do Estado, é cenário para competições de motonáutica e prática de esportes náuticos. Já as Furnas de Sombrio abrigam cinco grutas com orquídeas, bromélias e lianas.

Balneário Gaivota

Este é um dos municípios mais novos do Estado, emancipado em 1995. A 7 km de Sombrio, Balneário Gaivota possui 14 praias em 23 km de litoral. São elas: Gaivota, Itapuã, Santa Rita do Norte, Santa Rita do Sul, Jardim Ultramar, Turismar, Santa Fé, Village Dunas, Village Dunas II, Furnas, Areias Claras, Brilhamares, Lagoinha e Janaína.

Outros destaques do município são a Lagoa Cortada, onde se pratica pesca esportiva, e o Museu Amazon Art, que possui acervo de obras da cultura Tiahuanaco, ou seja, mais de 500 trabalhos representando 45 tribos e quatro impérios.

Balneário Arroio do Silva

Distante 229 km de Florianópolis, o Balneário é conhecido pelo Quilômetro de Arrancada de Caminhões, Fuscas e Motos, realizado no verão. Em 22 km de litoral, a Praia da Meta se destaca devido à Plataforma de Pesca Entremares, com 450 metros e vista para o Morro dos Conventos. As lagoas da Serra e Caverá também são pontos turísticos.

Jacinto Machado

No pé da Serra Geral, esta cidade a 254 km de Florianópolis tem como principal riqueza a natureza exuberante dos Aparados da Serra. As trilhas dos tropeiros, no interior de Jacinto Machado, também são procuradas pelos turistas. O Museu Histórico Municipal, com peças antigas usadas por índios e colonizadores, fica no centro.

Passeios

Cânion Fortaleza
Este é o maior cânion do Parque nacional da Serra Geral, com 8,2 mil metros de extensão e 940m de altura. A 20 km do centro de Jacinto Machado, pode ser percorrido por uma trilha que passa pelos principais pontos de observação: Morro do Quebra-cangalho, Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo.

Cânion da Pedra
Também conhecido como Fundo das Bonecas, este cânion de 4 mil metros de extensão pode ser percorrido pelo leito de pedras do Rio Pai José, seco na maior parte do tempo, até as cascatas Tobogã e Anna Schiratta.

Veja também:

Opções de hospedagem nas cidades

A matéria principal

Atualizado em 6 Set 2011.