Guia da Semana

Foto: Iolita Cunha/Santur

Rota das cachoeiras de Corupá

Corupá

A Capital Catarinense da Banana também cultiva orquídea e bromélias. Corupá está situada no pé da Serra do Mar e isso define sua vocação turística. A Rota das Cachoeiras, destino de apreciadores do ecoturismo, reúne 14 quedas d'água em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. No trajeto das trilhas que levam ao topo da serra, espécies de flora e fauna, como bugios, suçuaranas (pumas), antas e cotias despertam a curiosidade dos aventureiros.

Mafra

Localizada a 307 km de Florianópolis, os caminhos da cidade foram abertos por tropeiros no século XVIII. O principal ponto turístico de Mafra é o Museu da Terra e da Vida, que expõe fósseis do Sul do Brasil datados de 300 milhões de anos atrás.

Itaiópolis

A Pequena Varsóvia, como também é chamada Itaiópolis, está a 330 km de Florianópolis e até hoje celebra missas em polonês, um hábito adquirido dos imigrantes. Outra curiosidade do local é que abriga a mais antiga igreja de rito ucraniano católico no Brasil, construída em 1895. Praticar trekking e boia-cross são as atrações do local.

Garuva

A cidade, que herdou o nome de uma árvore da região, é muito procurada para a pesca do robalo principalmente no inverno. No pé da Serra do Mar, abriga o Canal do Palmital, braço de mar que recebe água doce de diversos mananciais o que propicia a existência de peixes de várias espécies.

Outro atrativo do município é a formação rochosa Monte Crista, com 1,4 mil metros de altura. Além da beleza do local, lendas contam que a escada de granito que dá acesso à pedra foi construída por padres jesuítas para que pudessem se esconder do governo português.

Veja também:

Opções de hospedagem e serviços

Mais cidades da região

Atualizado em 6 Set 2011.