Guia da Semana



Durante a Semana Santa, muitas pessoas buscam a espiritualidade em locais considerados sagrados. Confira alguns espaços que são procurados por devotos para a realização de práticas religiosas.

Gruta de Santa Emília (foto)
Situada na comunidade de Siqueira Bello, a 25 km do centro do município de Barracão, a gruta guarda a história do milagre de Santa Emília. Há aproximadamente 60 anos, um caçador machucou-se ao cair de um penhasco. Ao recobrar a consciência, ele estava diante de uma gruta. Lá ele invocou Santa Emília, a qual era devoto, e banhou-se com uma água que gotejava da estalactite. Logo sentiu-se recuperado. A notícia do milagre espalhou-se por toda a região, e a partir desta data inúmeros romeiros começaram a buscar as águas milagrosas do local.

Igreja Matriz de Tomazina
Localizada na Praça Tenente João José Ribeiro, a igreja abriga uma reconstrução do corpo do Santo Inocêncio que, quando jovem enfrentou perseguições dos imperadores romanos e que acabou sendo decapitado.

Em 1883 suas relíquias foram doadas ao Bispo de Adria, que as doou aos padres Capuchinhos de Lendinara. Ali seus restos mortais foram compostos em um corpo artificial, sendo o crânio revestido por uma artística máscara de cera, por Frei Paulo Peruzzo. O santo foi venerado na igreja dos Capuchinhos em Lendinara até 1975 quando os freis da Paróquia de Tomazina, conseguiram trazê-lo a ao município.

Mosteiro Trapista
Considerado o único mosteiro brasileiro da Ordem Cisterciense Trapista, os seus devotos isolam-se da sociedade para a busca da espiritualidade. A comunidade se sustenta por seu próprio trabalho com apicultura, agricultura e padaria, além de livros e terços.

O local abriga uma capela em forma de pirâmide dedicada à Nossa Senhora do Novo Mundo, de autoria do arquiteto Miguel Roguski, onde os visitantes têm a oportunidade de assistir a missa dominical às 10h.

Santuário de Santa Rita de Cássia
Conhecida como a Santa dos Desesperados e das Causas Impossíveis, atualmente a novena atrai fiéis das várias paróquias do Decanto Sul e da Diocese de Apucarana. Em maio de 1995, o Bispo Dom Domingos Gabriel Wisniewski presidiu a celebração dos 25 anos de existência da paróquia inaugurando uma gruta dedicada à santa, sendo hoje um dos lugares mais visitados por devotos e romeiros.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.