Guia da Semana

Por Lorelay G. Magri


O Brasil é considerado um dos maiores países católicos do mundo. Muitos peregrinos dedicam, pelo menos uma vez por ano, um passeio com destino a cidades religiosas, seja para agradecer alguma graça alcançada ou fazer um pedido.

Mas os templos religiosos não são apenas para receber os devotos... Muitos possuem histórias curiosas e obras valiosíssimas que ajudam a montar as características da época em que foram construídos. São como eternos presentes que embelezam e emocionam a todos que os visitam.

Conheça agora algumas dessas grandezas marcadas pela fé e pela riqueza histórica e cultural.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no Vale do Paraíba, leste do estado de São Paulo, é considerado o maior santuário do mundo. Diz a lenda que em 1717, três pescadores conseguiram pescar muitos peixes após uma imagem de Nossa Senhora, feita de barro cozido, ter ficado presa em sua rede. A Basílica começou a ser construída em 1955 e sua estrutura tem o formato de uma cruz. Cerca de 155 mil fiéis comparecem todos os anos para comemorar, no dia 12 de outubro, o Dia da Padroeira do Brasil.

Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento tem como padroeira Nossa Senhora de Assumpção. Construído no local da antiga taba do cacique Tibiriçá, foi fundado em 1598, por Simão Luís, paulista de São Vicente e discípulo do Padre José de Anchieta. É tido como a Instituição mais antiga de São Paulo. O ano de início da atual construção foi 1910, projetada pelo arquiteto alemão, Richard Bernl. Uma curiosidade é que o bandeirante Fernão Dias, que patrocinou a reforma da igreja em 1650, e sua esposa, Dona Maria Graça Betim, estão sepultados na nave principal do templo.

Estátua do Padre Cícero
A Estátua do Padre Cícero está localizada na Serra do Horto, em Juazeiro do Norte - CE, exatamente onde o padre fazia seus retiros espirituais. É a terceira maior obra de concreto do mundo com 27 metros de altura e foi esculpida em 1969, pelo artista nordestino armando Lacerda. O padim Cícero Romão Batista se tornou popular em 1891, com fama de milagreiro. Chegou a ser acusado de heresia e impedido pelas autoridades de exercer suas funções religiosas. O padre faleceu em 1934.

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizada na Praça do Socorro, em Juazeiro do Norte. Foi construída em 1908, idealizada e finalizada pelo Padre Cícero. Dizem que no dia de seu enterro (20 de julho de 1934), mais de 80 mil pessoas conduziram a chegada da urna até a igreja. Até hoje, milhares de fiéis se reúnem todo dia 20 do mês para homenagear e visitar o local onde está sepultado o corpo do popular Padim Ciço.

Santuário Santa Paulina
O município de Nova Trento, localizado a 80 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abriga o Santuário Santa Paulina. O local é conhecido por abrigar diversas igrejas, capelinhas e oratórios; e especialmente por ser ter sido lá que a primeira santa Brasileira, Irmã Paulina, viveu. Vinda da Itália com sua família em 1875, Amabile Visintainer ingressou na vida religiosa no ano de 1890. Quando integrou na Congregação, passou a ser chamada de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, no qual dedicou sua vida para fazer o bem ao próximo. Faleceu em 1942, aos 77 anos. Em 1991, foi beatificada pelo Papa João Paulo II.

Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos
Localizada em Congonhas do Campo, a Basílica ou Santuário Bom Jesus de Matosinhos é uma das mais famosas de Minas Gerais, tanto pela sua história como pela quantidade de obras que a compõe. A construção começou em 1757, devido a uma promessa feita pelo português Feliciano Mendes, que faleceu antes de vê-la concluída. Muitos artistas participaram da composição da basílica, como por exemplo, Aleijadinho. Ele e seus ajudantes esculpiram as 12 estátuas em pedra-sabão dos profetas, e as 66 figuras em tamanho natural, feitas de cedro, que compõem todos os passos da Via Crucis.

Círio de Nossa Senhora de Nazaré
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece desde 1793, no segundo domingo do mês de outubro, em Belém-PA. Aproximadamente 1 milhão de fiéis participam do cortejo que acompanha a Virgem de Nazaré, que sai da Catedral de Belém até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. O cortejo é de quatro horas e quase 5km separam as duas igrejas. Durante 15 dias, a população participa de diversas manifestações religiosas, a chamada quadra nazarena.

Solo Sagrado de Guarapiranga
O Solo Sagrado de Guarapiranga é uma área reservada a meditação, relaxamento e contemplação à natureza. O parque é considerado um Paraíso Terrestre, idéia originada por Mokiti Okada (1882-1955), que iniciou a construção de seus paraísos no Japão, em 1945, com o objetivo de deixar para a humanidade a base para um Mundo Ideal. O projeto da construção do templo em Guarapiranga partiu do presidente da Igreja Messiânica no Brasil, reverendo Tetsuo Watanabe, que desenhou um templo que havia visto em sonho. Hoje o Solo é um lugar visitado por milhares de pessoas durante o ano, principalmente no primeiro domingo de cada mês, para a celebração do Culto Mensal de Agradecimento.

O Morro do Corcovado é o local onde fica a estátua do Cristo Redentor, que tem cerca de 32m de altura e pesa 1145 toneladas. Para chegar ao topo do morro, o visitante pode ir a bordo de um trenzinho. De lá é possível avistar quase toda a cidade. O local é considerado a maior atração do Rio de Janeiro e recebe turistas de vários lugares do mundo durante todo o ano.

Clique aqui e confira alguns roteiros religiosos que acontecem no mundo.

Atualizado em 6 Set 2011.