Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Washington Luis


O Campo Belo nasceu junto com Santo Amaro. Como a maioria dos distritos da região, o bairro só se desenvolveu a partir da inauguração da linha férrea ligando São Paulo a Santo Amaro. No local existia uma das maiores fazendas da época, que pertencia à família Vieira de Morais e foi loteada em 1903. Foi nesta época que os primeiros alemães chegam a São Paulo e se estabeleceram por ali.

Após a inauguração do aeroporto de Congonhas, a área começou a ser valorizada, ganhou inúmeros hotéis e uma grande infra-estrutura para receber turistas. Hoje, o local abriga também vários edifícios de classe média e média-alta. Uma curiosidade é que o Campo Belo foi o primeiro bairro do Brasil a ter telefones com oito dígitos.

Onde passear

Quem mora na região geralmente freqüenta parques e praças em outros bairros, como Santo Amaro. Mas há alguns lugares em que se pode relaxar por ali mesmo, como o FPG Golf Center. Inaugurado oficialmente em 2000 pela Federação Paulista de Golfe, o clube é o primeiro campo público construído em área privada no Brasil.

Em um espaço de recreação e lazer, destinado a crianças de 1 ano e meio a 14 anos, o Passatempo possui uma programação de atividades variada e conta com jogos, materiais de artes plásticas, brinquedos pedagógicos, livros e enciclopédias na biblioteca. Para toda a família, o Aeroporto de Congonhas abriga cinco restaurantes e cafeteiras, duas livrarias, uma tabacaria, além 13 lojas.

Onde comer

Por causa dos diversos alemães que se estabeleceram por ali, no Campo Belo há uma infinidade de restaurantes voltados para essa culinária, como o Bier & Mais, o Bierquelle e o Die Meister Stube. Além disso, o bairro abriga vários outros tipos de cozinha, como a suiça do Florina, a francesa do Crêpe de France e a escandinava do Svanen Scandinavian Food.

A Confeitaria Chistina e a chocolataria Doce Beijo fazem a vez para os amantes de doces. Quem prefere uma comida variada pode optar pelo Othelo ou pelo Batatada.

Onde comprar

O comércio de rua está concentrado na Avenida Vieira de Moraes, onde você pode encontrar os principais bancos, bares, restaurantes. Para quem deseja comprar roupas, sapatos e utilidades, o bairro possui um pequeno centro de compras: o Shopping Campo Belo.

Confira os serviços que o Campo Belo possui!

Atualizado em 6 Set 2011.