Guia da Semana



Em 21 de abril, a capital do Brasil comemora 50 anos. A construção de Brasília fazia parte do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubitschek. Conhecido como Plano Piloto, seu projeto foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável por arquitetar os principais prédios públicos da cidade.

O Distrito Federal é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A segurança nacional foi um dos fatores que influenciaram a transferência da capital, pois se acreditava que no litoral ela estava vulnerável a ataques estrangeiros. Com a mudança, tinha-se também o objetivo de povoar e desenvolver a região Centro-Oeste e promover a integração nacional, já que, devido a fatores econômicos e históricos, a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea.

Brasília é a quarta capital mais populosa do Brasil, com aproximadamente 2,6 milhões de habitantes. A cidade também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil, superada apenas por Vitória.

Entre os eventos programados para a festa de 50 anos de Brasília estão shows gratuitos do NX Zero, Luan Santana, Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso e Bruno e Marrone na Esplanada dos Ministérios. A 4ª Maratona Brasília de Revezamento, uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e exposições são outras atrações do dia.

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.