Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Capital cinquentona

Conheça um pouco da história do Distrito Federal e os eventos programados para a festa de seu cinquentenário.



Em 21 de abril, a capital do Brasil comemora 50 anos. A construção de Brasília fazia parte do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubitschek. Conhecido como Plano Piloto, seu projeto foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável por arquitetar os principais prédios públicos da cidade.

O Distrito Federal é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A segurança nacional foi um dos fatores que influenciaram a transferência da capital, pois se acreditava que no litoral ela estava vulnerável a ataques estrangeiros. Com a mudança, tinha-se também o objetivo de povoar e desenvolver a região Centro-Oeste e promover a integração nacional, já que, devido a fatores econômicos e históricos, a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea.

Brasília é a quarta capital mais populosa do Brasil, com aproximadamente 2,6 milhões de habitantes. A cidade também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil, superada apenas por Vitória.

Entre os eventos programados para a festa de 50 anos de Brasília estão shows gratuitos do NX Zero, Luan Santana, Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso e Bruno e Marrone na Esplanada dos Ministérios. A 4ª Maratona Brasília de Revezamento, uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e exposições são outras atrações do dia.

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Tour virtual: 12 atrações turísticas brasileiras para ver online

Viagens

Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online

Viagens

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Leão

Viagens

15 lagos e cachoeiras ao redor do mundo para ver online

Viagens

8 destinos perfeitos para quem é do signo de peixes

Viagens

Tour virtual: 9 atrações pelo Vietnã para ver online

Viagens