Guia da Semana

Por Felipe Mazorca

A cidade das flores e das bicicletas se transforma na capital da dança no mês de julho. Joinville recebe entre os dias 19 e 29 a 24ª edição do tradicional Festival de Dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo. Bailarinos, estudantes e outros profissionais vêm do mundo inteiro para apreciar as apresentações, competições e atividades presentes no festival. Paralelo ao evento ocorre também a Feira da Sapatilha, a maior feira específica da América latina.

As principais atividades acontecem no Centreventos Cau Hansen e são esperados mais de quatro mil pessoas por noite. Outros palcos abertos estão espalhados por toda a cidade, em praças, empresas, supermercados e Shoppings Centers. . No ano passado cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes no evento.

Uma das atrações é a Noite de Gala no dia 25, com apresentação da companhia norte americana Parsons Dance Company, a partir das 20h. A mostra competitiva também é muito esperada pelos visitantes. Este ano a competição é dividida em 7 categorias (Balé Clássico, Balé Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Danças Populares, Dança de Rua, Jazz e Sapateado) e vai do dia 20 ao dia 28.

Nas tardes entre os dias 26 e 28 o destaque é a apresentação Meia Ponta, com bailarinos entre 10 e 12 anos, inclusive com a participação de alunos da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, a principal companhia de balé do mundo. Já a Mostra de Dança Contemporânea, entre os dias 21 e 25 é a oportunidade que os estudiosos e profissionais têm para demonstrar as inovações implementadas na dança contemporânea.

Este ano há uma novidade no festival. No dia 23, das 10h às 21h acontece o Encontro das Ruas, na Liga das Sociedades. O tema do encontro será o hip-hop. Muito grafite, batalhas entre rappers e DJ´s agitam o local. Nas tendas espalhadas pela cidade há apresentações de diversos grupos vindos de todo o Brasil. Durante o evento também estão disponíveis oficinas e cursos com professores renomados e especializados, tanto no Brasil quanto no exterior.

A compra dos bilhetes pode ser feita pela internet ( www.ticketcenter.com.br) ou nas bilheterias do Centreventos Cau Hansen, até o último dia do evento. Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia entrada. Maiores informações sobre o evento no site www.festivaldedanca.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.