Guia da Semana

Na Costa do Descobrimento, Caraíva é um pequeno distrito de Porto Seguro onde a paz e o sossego imperam. Acessível apenas por barco, não tem energia elétrica, nem automóvel e suas ruas estreitas não tem calçamento, completamente o tom rústico local.

A Vila de Caraíva está localizada à beira do rio que lhe dá nome. Delimitada pelo mar, o verde da mata atlântica e o Parque Nacional de Monte Pascoal, onde a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o primeiro ponto de terra no Brasil, tem uma paisagem rica em belezas naturais e já foi conhecida como o vilarejo indígena de Cramimoã.

Vila de Caraíva é cercada por belezas naturais e símbolos do Descobrimento
Foto: Jotafreitas/Bahiatursa

O distrito de casinhas coloridas e ruas de areia tem em seus nativos um dos maiores atrativos. Hospitaleiro, o povo de Caraíva é conhecido por contar histórias interessantes sobre o período do Descobrimento e fazer grandes festas, como a tradicional festança de São Sebastião, o padroeiro local.

Rio Caraíva
Foto: Jotafreitas/Bahiatursa
Principal ponto de referência do distrito, o Rio Caraíva é margeado por florestas e manguezais. Ao longo do seu curso, encontra trechos da mata atlântica quase intactos, além de enormes fazendas de gado. Em suas águas é possível flutuar em uma autêntica canoa indígena, em um passeio que parte do cais da vila e chega até a ponte do Boi, onde o turista conhece a Reserva Pataxó de Barra Velha, localizada dentro do Parque Nacional de Monte Pascoal.


Praia de Caraíva
Foto: Jotafreitas/Bahiatursa
A Praia de Caraíva, com seus 2 km de areia fina e clara e mar azul cristalino, é ideal para mergulhos e esportes à vela. Porém, são os Arrecifes de Tatuaçu, localizados a 20 minutos de barco da costa, a grande atração do local. O ponto é um excelente lugar para mergulhar, pois concentra uma grande biodiversidade marinha. Ao sul do praia, há uma aldeia Pataxó com uma charmosa feirinha de artesanato indígena.


Uma outra atração de destaque próxima a Caraíva é a Ponta do Corumbau, uma vila de pescadores cercada por coqueiros e manguezais e acessível por barco. O visitante encontra por lá águas cristalinas ótimas para a prática do mergulho, as condições chegam inclusive a ser muito parecidas com as de Abrolhos.

Ponta do Corumbau: ponto de encontro de mergulhadores
Foto: Jotafreitas/Bahiatursa

Próxima a Caraíva, a Praia do Espelho é uma boa pedida de passeio para quem curte sossego. Ainda selvagem, o local é ideal para descansar após caminhadas à beira-mar. Por lá, o turista encontra ainda alguns bares e restaurantes para matar a fome ou bebericar drinques típicos baianos.

Apesar de rústico, o distrito de Caraíva oferece uma boa infra-estrutura turística com pousadas e campings bastante em conta, como a Pousada Lagoa, e algumas opções mais aconchegantes e caras, como a Pousada Vila do Mar.

? Como Chegar:

Localizada a 805 km de Salvador, Caraíva é acessível apenas por vias terreste e marítima. Saindo da capital baiana pela BR-101, pegue a BR-367 na altura da cidade de Eunápolis e passe por Itamaraju e Monte Pascoal. No km 753, entre à direita em uma estrada de terra e siga até Nova Caraíva, onde deve-se deixar o carro e atravessar o rio de canoa.

Atualizado em 6 Set 2011.