A Vila de Caraíva está localizada à beira do rio que lhe dá nome. Delimitada pelo mar, o verde da mata atlântica e o Parque Nacional de Monte Pascoal, onde a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o primeiro ponto de terra no Brasil, tem uma paisagem rica em belezas naturais e já foi conhecida como o vilarejo indígena de Cramimoã.
![]() |
Vila de Caraíva é cercada por belezas naturais e símbolos do Descobrimento Foto: Jotafreitas/Bahiatursa |
O distrito de casinhas coloridas e ruas de areia tem em seus nativos um dos maiores atrativos. Hospitaleiro, o povo de Caraíva é conhecido por contar histórias interessantes sobre o período do Descobrimento e fazer grandes festas, como a tradicional festança de São Sebastião, o padroeiro local.
![]() |
Rio Caraíva Foto: Jotafreitas/Bahiatursa |
![]() |
Praia de Caraíva Foto: Jotafreitas/Bahiatursa |
Uma outra atração de destaque próxima a Caraíva é a Ponta do Corumbau, uma vila de pescadores cercada por coqueiros e manguezais e acessível por barco. O visitante encontra por lá águas cristalinas ótimas para a prática do mergulho, as condições chegam inclusive a ser muito parecidas com as de Abrolhos.
![]() |
Ponta do Corumbau: ponto de encontro de mergulhadores Foto: Jotafreitas/Bahiatursa |
Próxima a Caraíva, a Praia do Espelho é uma boa pedida de passeio para quem curte sossego. Ainda selvagem, o local é ideal para descansar após caminhadas à beira-mar. Por lá, o turista encontra ainda alguns bares e restaurantes para matar a fome ou bebericar drinques típicos baianos.
Apesar de rústico, o distrito de Caraíva oferece uma boa infra-estrutura turística com pousadas e campings bastante em conta, como a Pousada Lagoa, e algumas opções mais aconchegantes e caras, como a Pousada Vila do Mar.
? Como Chegar:
Localizada a 805 km de Salvador, Caraíva é acessível apenas por vias terreste e marítima. Saindo da capital baiana pela BR-101, pegue a BR-367 na altura da cidade de Eunápolis e passe por Itamaraju e Monte Pascoal. No km 753, entre à direita em uma estrada de terra e siga até Nova Caraíva, onde deve-se deixar o carro e atravessar o rio de canoa.
Atualizado em 6 Set 2011.