Guia da Semana





Encravada de coqueiros, jangadas e barcos de pescadores, a Orla Marítima de Maceió parece saída de um cenário dos livros de Jorge Amado (mesmo não estando na Bahia). Berço de personalidades como Djavan e Aurélio Buarque de Holanda, a região se destaca pela suas águas mornas e piscinas naturais, banhadas de sol durante o ano todo.

As principais atrações, além da culinária e do folclore regional, ficam por conta das praias deste pedaço da capital alagoana, onde se destacam Pajuçara, Ponte Verde e Jatiúca. Todas elas destinos obrigatórios no roteiro litorâneo nacional, que vem atraindo turistas de todas as partes do mundo, interessados em conhecer um pouco mais desse lugar paradisíaco, conhecido como popularmente como "Caribe Brasileiro".

Praias

Bastante movimentada e procurada por famílias, casais e mergulhadores, a Praia de Pajuçara está entre as mais bonitas do Brasil. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, localizadas a dois quilômetros da costa. Quando a maré baixa, diversas piscinas se formam pelos recifes, concentrando uma infinidade de espécies de peixes, em águas tranquilas e cristalinas. Regularmente sanfoneiros e cantadores locais promovem um animado forró em meio aos corais. Nos finais de semana, o agito fica por conta dos bares flutuantes, que servem muita cerveja gelada e porções de todos os tipos.

Localizada próxima à Pajuçara, a praia de Ponta Verde é repleta de coqueiros e piscinas naturais. Oferece boa infraestrutura de restaurantes e hotéis na orla, com quiosques que funcionam o dia inteiro. Nos anos 80, a praia foi o cartão postal de Alagoas, devido a um coqueiro denominado "Gogó da Ema". Em alguns trechos de faixa de areia larga é bastante comum a prática de esportes como o futevôlei.

Acima de Ponta Verde, a Praia de Jatiúca tem como característica principal o mar esverdeado com ondas fortes. Nos fins-de-semana, competições esportivas, principalmente campeonatos de surf, são realizados. O nome vem do tupi Y-ATI-UCA, que significa carrapato, uma alusão ao fruto da carrapateira, planta antigamente comum na região. A programação cultural é bastante eclética, apresentando desde shows de jazz até o autêntico forro pé-de-serra.

Gastronomia e artesanato

A peixada com leite de coco é o carro chefe da gastronomia alagoana e não pode deixar de ser experimentada. Entre as opções a base de frutos do mar, destacam-se o sururu (molusco de água doce), camarões, caranguejos e siris de coco, além da macaxeira com carne-de-sol, acompanhada de manteiga-de-garrafa. Entre as pedidas mais leves, estão as tapiocas ao longo da orla, onde também podem ser encontrados sorvetes de frutas típicas da região, como graviola, mangaba ou cajá.

O artesanato local pode ser encontrado em diversas galerias e na feira situada na Praia de Pajuçara. Nesses locais os expositores exibem palhas, tecidos, bordados, pinturas e peças em cerâmica, que encantam os visitantes nativos e estrangeiros. Destaque para as os bordados, encontrados em toalhas, blusas, cortinas e saias de praia, que podem ser compradas diretamente nas casas das rendeiras.

Como ir

Submarino Viagens

Pacote de 8 dias para Maceió. Partindo de São Paulo, a partir de R$ 1048,00 por pessoa. Inclui transporte aéreo ida e volta, hospedagem de sete noites no hotel San Marino Suíte Hotel, com café da manhã, translado (aeroporto/hotel/aeroporto) e um City Tour e passeio ao Litoral Sul. Telefone: (11) 4003-888

CVC

Pacotes de 8 dias para Maceió. Partindo de São Paulo, a partir de R$ 968,00 por pessoa. Inclui transporte aéreo ida e volta, hospedagem de sete noites com café da manhã ou meia pensão (de acordo com o hotel escolhido), translado (aeroporto/hotel/aeroporto) e um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade e visita ao Litoral Sul. Telefone: (11) 2191-8410

Obs: os pacotes são válidos até abril de 2009.

Fotos: Secretaria de Turismo de Alagoas/divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.