Guia da Semana


Organizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, município distante 15 km do centro de Curitiba, o Carnaval dos Bonecos é uma das mais belas e tradicionais comemorações do estado. O evento, realizado sempre uma semana antes da data oficial do carnaval brasileiro, procura resgatar o antigo espírito festivo das folias de rua utilizando bonecos artesanais gigantes e marchinhas antigas.

Este ano, o tema do Carnaval de Bonecos, Super-Heróis, um Sonho de Cidadania, aborda questões relativas à fraternidade, respeito e igualdade, propondo uma divertida reflexão sobre a importância de cada cidadão em uma sociedade mais justa. Serão mais cerca de 1400 integrantes, 26 bonecos gigantes e três carros alegóricos para colorir as ruas da cidade.

Outros eventos antecederão o desfile dos bonecos, entre eles um baile infantil e o baile de rua da família. São José dos Pinhais oferece ainda diversas opções culturais como o Museu Atílio Rocco e o Museu do Boneco Animado.

Data: Sábado, dia 10.
Horários: Baile Infantil, às 15h; Baila de rua da família, às 19h; Desfile do Bloco da Cultura - Carnaval dos Bonecos, às 21h.
Local: Rua Veríssimo Marques - Centro.

Desfile das Escolas de Samba

As agremiações curitibanas desfilam na Avenida Cândido de Abreu, no sábado, dia 17h. Arquibancadas serão montadas ao longo da Avenida para receber o público que acompanhará a evolução de escolas como Mocidade Azul, Acadêmicos da Realeza, Colorado e a tricampeã Embaixadores da Alegria.

Data: Sábado, dia 17, às 17h30.
Local: Avenida Cândido de Abreu

Carnaval Light

Embora não seja totalmente desprovida de eventos comemorativos, o feriado de carnaval em Curitiba é uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar uma cidade mais tranqüila e vazia. Bosques, parques, praças e pontos turísticos ficam menos badalados em virtude do grande número de pessoas que aproveitam o feriado para descer ao litoral paranaense. Confira algumas atrações ideais para relaxar e afastar o ziriguidum.

Jardim Botânico

São mais de 245 mil metros quadrados entre bosques, trilhas, jardim floridos e quadras poliesportivas. Sua bela estufa de três abóbadas é um dos principais cartões postais da cidade.

Parque Barigüi

Ideal para quem quer relaxar, o Parque Barigüi oferece uma das maiores áreas verdes da cidade, espaço que compreende um lago de 400 mil metros quadrados - em torno do qual muitos freqüentadores costumam caminhar. Espécies de animais nativos, como aves e capivaras aprecem regularmente no local, que preserva uma vegetação típica da Mata Atlântica.

Atualizado em 6 Set 2011.