Guia da Semana

O Carnaval de rua de São Paulo vai virar lei em 2014. O prefeito Fernando Haddad deve publicar até o fim do mês de janeiro um decreto que regulamenta esse tipo de evento na capital paulista. O texto irá definir qual será a política da administração em relação à festa e vai, essencialmente, organizar o que já acontece todos os anos nas vias de diversos bairros da cidade.

+ Confira o especial de Carnaval de Rua em São Paulo 2014
+ Saiba tudo sobre o Carnaval 2014 no Guia da Semana
+ Confira a programação dos blocos de Carnaval de rua no RJ

A medida é resultado de uma mudança de entendimento que começou em 2013. Antes renegado e até proibido pela gestão de Gilberto Kassab, o Carnaval foi tratado no ano passado como assunto da Secretaria de Cultura. Durante o período, o secretário Juca Ferreira se encontrou com representantes de vários blocos e, em novembro, foi organizado um seminário para discutir o assunto.

Por três dias, profissionais que trabalham nos carnavais mais famosos do país, como Recife, Rio de Janeiro e Salvador, falaram sobre suas experiências. Representantes de blocos e pesquisadores também participaram dos encontros. De acordo com a Secretaria de Cultura, o documento elaborado pela administração será baseado no que foi discutido no seminário.

Por Marina Marques

Atualizado em 16 Jan 2014.