Guia da Semana



O Carnaval de Ouro Preto se tornou um dos mais conhecidos do país por seu caráter universitário: os moradores das diversas repúblicas da cidade criaram seus próprios blocos que, junto às tradicionais escolas de samba da região e os shows, levam cerca de 50 mil pessoas às ruas e ladeiras históricas por dia.

Os estudantes preparam suas casas para receber os turistas, oferecendo pacotes com café da manhã, almoço, cerveja liberada o dia todo, além de churrascos, festas temáticas, abadás para os blocos, boate, segurança 24 horas e alojamento - o que nesse caso significa um colchonete. Se você quer curtir a festa, mas prefere um pouco mais de conforto, pousadas também oferecem boas promoções.

O carnaval acontece em diversos pontos de Ouro Preto: o Espaço Folia, local mais conhecido, onde ocorrem os grandes shows e os blocos mais famosos; o Espaço Minas Folia, construído recentemente; o Campus Universitário, que concentra 16 repúblicas; e a Praça Tiradentes, um ponto turístico onde desfilam as escolas de samba tradicionais.

Confira abaixo a programação dos blocos, o valor dos abadás, os pacotes oferecidos pelas repúblicas e as opções de hospedagem em pousadas.

Shows e programação dos blocos
Pacotes das repúblicas
Hospedagem em pousadas











Atualizado em 6 Set 2011.