Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Carnaval Ouro Preto - 2010

Mesmo com menos blocos e festas nas repúblicas federais, a folia está garantida na histórica cidade mineira.

Todos os ritmos do país nas ladeiras de calçamento pé de moleque de uma das mais belas cidades do Brasil. Esse é o Carnaval de Ouro Preto, que junta bandas tradicionais e agitação dos blocos das repúblicas universitárias.

Divulgação

A festa em uma das ladeiras da histórica Ouro Preto

A cada ano mais disputado, o carnaval da cidade patrimônio histórico mundial já chegou a comportar até 45 mil foliões por dia durante as festas. Um número que os Poderes desejam limitar a 30 mil, para melhor qualidade da festa e preservação das igrejas e casarões, alguns do século XVI.

Tanto que o Ministério Público chegou a embargar as festas e hospedagens nas repúblicas federais, aquelas estabelecidas em prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). As repúblicas conseguiram a liberação, mas muitas desistiram de organizar a festa por conta do curto tempo que sobrou. Mas não se preocupe, pois as repúblicas particulares continuam com a corda toda, prometendo animação nos blocos, além de festas e bebidas da hora de acordar a dormir dentro das suas instalações.

Diversos pontos da cidade congregam a festança momesca. O Espaço Folia é o local mais conhecido, mas esse ano não receberá shows, seguindo apenas como ponto de concentração dos principais blocos, como o Cabrobró, Bloco da Praia e Chapado. Nesse ano, as atrações de destaque são a batida do Monobloco e o som do Tia Anastácia.

A Praça Tiradentes é território das escolas de samba e shows de bandas tradicionais como a Banda do Vitorino, com marchinhas e clássicos do sambas. Outro espaço para os amantes da cultura de raiz é o Candongueiros, mantido pela associação de mesmo nome que promove a cultura negra na região. O Largo da Alegria ganha decoração própria e é tomado por rodas de samba, com muito Partido Alto e sambas-exaltação.

Outro espaço é a Praça Reinaldo Alves de Brito, mais conhecida como a Praça do Cinema. Lá será a concentração oficial, com área de alimentação, centro de apoio da Polícia, e outras bandas organizadas pela prefeitura, como a Celso Alves. Há também o Espaço Hip Hop, com programação própria, na Rua das Flores.

  Confira a programação dos principais blocos da cidade

  Saiba das festas e diversões das repúblicas


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

7 destinos perfeitos para velejar ao redor do mundo

Viagens

10 fontes espetaculares para visitar ao redor do mundo

Viagens

Conheça Rishikesh, cidade na Índia que é a capital do Yoga

Viagens

7 destinos ao redor do mundo para explorar de carro com o seu amor

Viagens

8 fascinantes templos budistas para conhecer ao redor do mundo

Viagens

6 festas populares imperdíveis para curtir na Espanha

Viagens