Guia da Semana

Antônio Cruz/ABr
O Galo da Madrugada, maior bloco do mundo

As cidades de Olinda e Recife são muito próximas - você vai de uma para a outra sem perceber. Por isto, é possível curtir o Carnaval nas duas cidades, que é marcado pela animação dos ritmos como maracatu, frevo, ciranda, samba e forró.

Na capital pernambucana, o tradicional Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, abre a comemoração no sábado de manhã. O desfile pelas ruas do centro, que dura o dia inteiro, é acompanhado por cerca de dois milhões de pessoas.

Mas o principal da festa acontece no Recife Antigo, uma pequena ilha ligada por inúmeras festas. Lá a diversão começa no fim da tarde e continua até a madrugada, com vários palcos e blocos. Simultaneamente, o cais à margem do rio Capibaribe serve de palco para o festival Rec Beat, que promove um encontro da música tradicional com as novas tendências. Outro evento marcante é a Noite dos Tambores Silenciosos, realizada na virada de domingo para segunda-feira. O ritual, que mistura a tradição do candomblé com os maracatus, é uma homenagem aos escravos.

Antônio Cruz/ABr
O boneco gigante mais famoso de Olinda, O Homem da Meia-Noite

Já em Olinda a concentração acontece na Cidade Histórica, com o ponto alto durante o dia. Seu carnaval é famoso pelos bonecos gigantes, que chegam a medir mais de três metros de altura. O mais conhecido deles é o Homem da Meia-Noite, que abre oficialmente a festa à zero hora do sábado. A esquina dos Quatro Cantos é o ponto de encontro dos blocos que percorrem as ladeiras - os mais concorridos são Elefante e Pitombeira dos Quatro Cantos. Na quarta-feira, o desfile do Bacalhau do Batata encerra os festejos.

Mas o melhor da folia de Recife e de Olinda é que todos os eventos são gratuitos - não é preciso comprar abadás ou fantasias para participar, fazendo da festa realmente popular!

Onde ficar


Atualizado em 6 Set 2011.