Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Carnaval Recife/Olinda 2010

O carnaval pernambucano atrai milhões de turistas embalados ao som do frevo e do maracatu.

Foto: Wikipedia



Nos embalos da batida do maracatu, forró, frevo ou marchinhas, os blocos de Carnaval saem pelas ruas de Recife e Olinda arrastando milhares de foliões de todas as idades e etnias. Esse circuito é favorável aos festeiros que não querem perder nada, já que são necessários apenas 10 minutos para conferir a animação da cidade vizinha.

O bloco de maior destaque é obrigatório para quem vai passar a data em Recife. Com 33 anos de existência, o Galo da Madrugada reúne foliões para um desfile de rua que começa no bairro de São José e dura um dia inteiro. Em 2009, ele arrastou mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas do centro de Recife. Esse ano as comemorações começam a partir das 9h e vão até às 18h30.

O principal da festa acontece no Recife antigo, onde a diversão começa no fim da tarde e continua madrugada adentro, com vários palcos e blocos. Simultaneamente a isso, o festival Rec-Beat completa 15 anos, dando um tempero especial à folia carnavalesca. O evento acontece em um palco aberto no Cais da Alfândega e até agora já foram confirmados as atrações internacionais Puerto Candelária, da Colômbia, o Cabezas de Cera, do México, e o belga Madensuyu. A cantora paulistana Stela Campos também estará presente.

Em Olinda a concentração acontece na Cidade Histórica. Esse Carnaval é tradicional pelos bonecos gigantes que chegam a medir mais de três metros de altura. O mais conhecido é o Homem da Meia-Noite, que abre oficialmente a festa à zero hora do sábado. A esquina dos Quatro Cantos é o ponto de encontro dos blocos que percorrem as ladeiras - os mais concorridos são Elefante e Pitombeira dos Quatro Cantos. O desfile do Bacalhau do Batata encerra os festejos, arrastando multidões de foliões na quarta-feira de cinzas.

É o Carnaval mais democrático do Brasil, pois não é necessário abadá ou ingresso, a única obrigação é ter alegria e disposição para curtir a agitação das bandas e blocos.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens