Guia da Semana

Foto: Wikipedia



Nos embalos da batida do maracatu, forró, frevo ou marchinhas, os blocos de Carnaval saem pelas ruas de Recife e Olinda arrastando milhares de foliões de todas as idades e etnias. Esse circuito é favorável aos festeiros que não querem perder nada, já que são necessários apenas 10 minutos para conferir a animação da cidade vizinha.

O bloco de maior destaque é obrigatório para quem vai passar a data em Recife. Com 33 anos de existência, o Galo da Madrugada reúne foliões para um desfile de rua que começa no bairro de São José e dura um dia inteiro. Em 2009, ele arrastou mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas do centro de Recife. Esse ano as comemorações começam a partir das 9h e vão até às 18h30.

O principal da festa acontece no Recife antigo, onde a diversão começa no fim da tarde e continua madrugada adentro, com vários palcos e blocos. Simultaneamente a isso, o festival Rec-Beat completa 15 anos, dando um tempero especial à folia carnavalesca. O evento acontece em um palco aberto no Cais da Alfândega e até agora já foram confirmados as atrações internacionais Puerto Candelária, da Colômbia, o Cabezas de Cera, do México, e o belga Madensuyu. A cantora paulistana Stela Campos também estará presente.

Em Olinda a concentração acontece na Cidade Histórica. Esse Carnaval é tradicional pelos bonecos gigantes que chegam a medir mais de três metros de altura. O mais conhecido é o Homem da Meia-Noite, que abre oficialmente a festa à zero hora do sábado. A esquina dos Quatro Cantos é o ponto de encontro dos blocos que percorrem as ladeiras - os mais concorridos são Elefante e Pitombeira dos Quatro Cantos. O desfile do Bacalhau do Batata encerra os festejos, arrastando multidões de foliões na quarta-feira de cinzas.

É o Carnaval mais democrático do Brasil, pois não é necessário abadá ou ingresso, a única obrigação é ter alegria e disposição para curtir a agitação das bandas e blocos.

Atualizado em 6 Set 2011.