Guia da Semana

Uma boa dica para quem está em Porto Alegre é fazer a travessia de Catamarã entre a Capital e Guaíba. O serviço oferecido pela CatSul não apenas atende às necessidades diárias dos trabalhadores de maneira rápida e econômica, como também se tornou um ótimo programa para os finais de semana e feriados.

Com embarque no Cais do Porto, no centro da cidade, navega muito próximo à costa, passando por alguns dos principais pontos turísticos. Quem senta do lado esquerdo tem uma visão privilegiada.

O Guia da Semana elencou alguns dos principais pontos turísticos que a embarcação atravessa em seu caminho. Confira:

Cais do Porto

O Cais do Porto une o centro produtor regional ao Porto de Rio Grande, o maior porto marítmo do Mercosul. É conhecido por seus 26 armazéns, dos quais apenas os armazéns A e B estão abertos ao público. Ao longo do ano, recebe feiras e exposições. As mais conhecidas são a Bienal do Mercosul e a Feira do Livro de Porto Alegre.

Estádio Beira-Rio

O Estádio Beira-Rio (Estádio José Pinheiro Borda) é o estádio do Sport Club Internacional. É a sede gaúcha para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, econtra-se em reforma para ser remodelado e adaptado aos padrões da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo é uma entidade cultural, criada com o objetvo que preservar e divulgar a obra do artista de mesmo nome. A instituição também incentiva a reflexão sobre a produção contemporânea. O edifício projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira chama bastante atenção por seu design inovador. Conta com uma franquia do Press Café, com vista para o pôr do sol do Guaíba.

Clube Náutico Veleiros do Sul

O Clube Náutico Veleiros do Sul foi o primeiro clube de vela em Porto Alegre. Fundado em 1934, está localizado em uma área de aproximadamente 18 hectares, com capacidade de atracação para 190 embarcações de grande porte no ancoradouro protegido por molhe artificial e sinalizado por um farol.

Usina do Gasômetro

Projetada para gerar energia elétrica à base de carvão mineral para a cidade, a Usina do Gasômetro hoje é um dos principais centros culturais de Porto Alegre. Palco de diversas manifestações artísticas, reúne teatro, dança, música, etc. Vale a pena conferir a agenda de shows e exposições.

Ilha do Presídio

A Ilha do Presídio (Ilha das Pedras Brancas) ficou conhecida por este nome porque no final dos anos 60 foi transformada em um presídio de seguraça máxima que abrigava presos políticos do regime militar. Devido à sua localização geográfica, as fugas eram quase impossíveis. Em 1983, a prisão foi desativada.

Estância das Pedras Brancas

Chegando em Guaíba, uma jardineira espera os visitantes que quiserem fazer uma excursão. O principal atrativo é a Estância das Pedras Brancas, antiga casa de Gomes Jardim. Foi lá que ele, juntamente com seu primo Bento Gonçalves e outros líderes da Revolução Farroupilha, planejou a tomada de Porto Alegre. Na frente da casa, está o Cipreste Farroupilha, um monumento natural presente no hino, no brasão e na bandeira de Guaíba.

O Catamarã

O Catamarã é um barco de dois cascos, caracterizado pela estabilidade. Com capacidade para 120 passageiros, é equipado com ar condicionado e televisão. Cada viagem custa R$ 7,25 e tem duração média de 20 minutos.

Os horários variam de acordo com o dia da semana e o ponto de partida e podem ser encontrados do site da CatSul. Está prevista a instalação de um um píer no bairro Cristal, próximo à Fundação Iberê Camargo, para servir como ponto de parada, além da criação de três novas rotas.

Por Daniele Ramos de Souza

Atualizado em 27 Abr 2013.