Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Cristãos, judeus ou turistas sem religião específica. Todos os interessados em saber a respeito de milênios de história têm pelo menos um motivo para visitar Israel. Se você ainda não tem, aqui vai uma sugestão: a comemoração dos 100 anos da primeira cidade fundada no país após dois mil anos de exílio.

Para o centenário de Tel Aviv, o governo israelense está promovendo eventos ao longo de todo o ano, como concertos, exposições, festivais e torneios esportivos. Além da programação oficial, a diva-pop Madonna, depois de 16 anos longe dos palcos de Israel, promete abalar as estruturas, no show de encerramento da turnê Sticky & Sweet 2009, em 1º de setembro (os ingressos já estão a venda). A festa termina em 17 de dezembro, com a inauguração do novo museu histórico de Tel Aviv, no antigo edifício municipal na Rua Bialik.

O início


Antigo Porto de Jaffa

A primeira cidade judia do mundo foi fundada em 11 de abril de 1909, à qual foi dada o nome de Tel Aviv, que significa Colina da Primavera. Surgiu como uma extensão de Jaffa, antigo porto mediterrâneo com quatro mil anos de história. Mais de 60 famílias se reuniram para estabelecer, simbolicamente, a primeira pedra da cidade e distribuir as terras subtraídas do mar.

Depois de 100 anos, e com uma população de quase 400 mil habitantes, Tel Aviv é considerada a cidade mais dinâmica, moderna, jovem e vibrante de Israel. Em 2004, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, devido aos numerosos edifícios construídos em estilo arquitetônico, chamados Bauhaus. Trata-se da cidade com mais exemplos da conceituada escola alemã no mundo - são quatro mil edifícios, construídos entre 1931 e 1956.

Por que visitar


Paisagem litorânea

Parte do charme e da beleza de Tel Aviv está nas amplas praias que margeiam a cidade, formadas pelas águas translúcidas do Mar Mediterrâneo. Imponentes hotéis, ao longo da avenida litorânea, atraem uma multidão de turistas o ano inteiro. Denominada a capital cultural e comercial de Israel, lá estão os principais jornais, as galerias de arte, os grandes shows, as melhores lojas e ótimos museus, como o Museu da Diáspora (Bet Hartfutzot), dedicado à vida e à cultura das comunidades judaicas.

Outro destaque da cidade é a Tel Aviv University que possui uma estrutura imponente, com arquitetura contemporânea, para abrigar mais de 18 mil estudantes e a maior gama de especialidades do país. Ao lado de monumentos históricos, ficam importantes edifícios modernos, como o Shopping Center Azrielli, um dos mais novos em Israel, com as duas torres mais altas do país, e o Teatro Habima, um dos primeiros a ser construído. Colado à cidade, não deixe de conhecer o antigo porto de Jaffa, onde estão algumas das principais atrações da região.


Tel Aviv à noite

Outros destinos

Israel não se limita

Atualizado em 6 Set 2011.